14/05/2010

US Morfológica

Dai q hj fui ao GO.
Minha pressão, segundo ele, está alta. 13/9
Eu juro q não sabia q isso era alta, mas se ele falou, tá falado.
Estou acima do peso, portanto, essa mistura pressão X estar acima do peso pode não ser mt saudável, enfim, ele me assustou um pouco, mas eu me pus uma meta: não engordar nem 1 kg até a próxima consulta q será 18/06. Será q eu consigo??????
Outra coisa é q ele me pediu foi um US Morfológica fetal 1º trimestre. Eu q sempre fui a "ás" no quesito de saber td, não faço ideia do q é esse exame e nem pra q ele serve, alguém me ajuda?

Hj ñ to mt disposta meninas, uma dor na barriga, não é cólica, é tipo gases e to meio pra baixo por causa disso, deve ser o frio ou o susto q o médico q me deu...rs

Bjooos e ótimo fds!

15 comentários:

Ale Ribeiro disse...

Oiee ... A pressão ta alta, mais não taooo alta né, acho que o normal é 12/08 - 13/07... Acho que vc consegue não engordar sim, quando se trata do bem estar do baby o que uma mãe nao consegue?? E vc ainda esta de 2 meses, o baby nao começou a crescer tantoo ainda pra te engordar ...
Olha pelo que sei o US morfológico da pra ver com detalhes o corpinho do baby, o cérebro, pulmão, coração o esqueleto etc da para ver se esta tudo certinho, normal e os médicos usam tmb para ver a medida da translucência nucal.
Um BjOO

Cami disse...

Oi amiga!!
Pelo que eu sei a morfológica do 1º trimestre avalia o saco gestacional, mede o comprimento do feto e é utilizado para fazer a datação correta da gestação e provavelmente vai ser aí que vão medir a TN do baby.
Sei que no 2º tri é feita outra morfológica, mas aí já é para ver toda a éstrutura do feto, bem detalhada.

Fatinha disse...

Than, acho que sua pressão não ta tão alta assim..
requer cuidados pq vc esta gravida e tudo, mas não há sentido para panico...
eu ia arriscar a dizer o que era a US morfologica mas a Ale falou com mais propriedade que eu...
rsrs

bjao amore!

Priscilla disse...

Concordo com a fatinha..a ale disse tudo..a morfológica é a ultra mais temida pelas grávidas né..q ficam na ansiedade de saber se está tudo bem com seus bebes..se poderam ter algum problema neorologico..
eu fikei mais anciosa qndo fiz uma ultra normal ki via a translucencia nucal..mais d 5 mm era q era provavel d ter algum problema..e o meu deu 1,0
e na morfologica tudo normal..presença d labios certinhos...pq tb tem akela do labio leporino ne..
mtas anomalias..
então..tudo ok
e creio q o seu baby tb está
e a presão..bom no começo da gravidez e ate hj ela nao passa d 8 x4..bem baixinha..mais a sua não tá tão alta p q vc se preocupe tanto..só não pod subir mais nem um pontim. ne..rs
e em falar sobre peso..tb estou bem acima
mais fazer regime..eh quase impossivel...
tem o risco da eclampsia pra pessoas ki engordam mto ne..
mais ai...vamos lá botar tudo nas mãos de Deus e tentar nos controlar
na comida
Bom..
melhoras ai nas colicas

Jordana disse...

Oi Than,
Tem mesmo que controlar bem certinho a pressão, acho que é o maior risco da gravidez, a pressão alta.
Mas não está tããããão alta assim, só não descuida.
Chegou a perguntar pro médico se podes fazer algum exercício bem moderado? Caminhadas ou hidro te ajudariam bastante nessa fase, pra evitar de engordar e até pra controle da pressão artirial. Conversa com ele sobre isso.
Quanto a alimentação, pra quem engravida acima do peso não tem outra alternativa, tem que controlar bem o que come sim, por uma questão de saúde. Pra não ficar com muito peso acumulado, que nos útimos meses se torna um transtorno para a disposição e principalmente para o parto.
Mas ó, vai dar tudo certo, só faz a tua parte direitinho!
Grande beijo!

Angel disse...

Oi Than...

Bem amiga...a pressão está só um pouquinho alta...não é de alarmar...mas é de se prevenir...afinal ela não deve ficar subindo...Então não precisa radicalizar...apenas moderar o sal..Ele é o nosso vilão...te digo de carteirinha pq sou hipertensa...e desenvolví a hipertensão no ultimo dia da minha gestção, consequência de uma alimentação regada a base de muita porcaria!!!Comia 1 coisa saudável e depois 4 porcarias...então já viu né?!
Por isso...não fica assustada, apenas modere o sal...
A US morfológica serve para mostrar a evolução da formação dos orgãos do seu bbzinho...se eles estão se desenvolvendo a contento no período gestacional devido...se o cordão umbilical está direitinho, se o fluxo de troca com a placenta está legal...enfim...é muito legal de ver tb...a gente acha que a ultrasom legal é a 4D mas essa tb é bem bacaninha!!! Na verdade ultrasonografia legal é aquela que mostra que nosso bb está ÓTIMO...E com vcs estará tudo bem!!!

Beijos e conta pra gente como foi!

Poliana disse...

Than, tem que cuidar mesmo!
A pressão não está muito alta para fins normais, mas a pressão de gravidas no começo costuma ser baixinha, por isso que o médico disse que está alta.
Descansa bastante no fds e cuidado na alimentação.

Bjs,

Poliana

Carol disse...

Oie Than!!

Então...sua pressão estaria normal (essa pressão é normal para algumas pessoas) sim para uma pessoa não gestante. Mas como vc tá gestante, eles falam q tá alta pra vc tentar baixar ela com alimentos e tals. Acho q é só vc se cuidar em relação à alimentação q rapidinho ela abaixa no desejado! =D

Já essa ultra morfológica do 1º trimestre eu nunca vi. Eu fiz a de translucência nucal que deve ser feita até a 13ª semana. Talvez a morfológica já é pra ver o desenvolvimento em relação ao período gestacional q vc está.
Eu farei uma morfológica tbm, mas pelo meu tempo, o GO disse q nessa daria pra ver rins, intestino, as cavidades do coração, trabalho do organismo se está correndo bem...essas coisas. Pensei que essa era a única morfológica q tinha.
Mas com certeza vc vai amar fazer e ver mais um pouquinho do seu moranguinho!!! =D

Depois conta pra gente tudinho, tá?!
E descansa em casa hj! Fica deitadinha pra passar o desconforto! =D

Bjão, amiga!!

Amanda disse...

Na minha morfológica tudo da Mariana foi medido, tudooo ... cabeça, nariz, perna, coluna, pés, braços, rins, coração, fígado, blá blá.... além disto as medidas servem para saber se o bb tem alguma sindrome, alguma doença congênita... é bárbaro! ... eu fiquei sabendo no US morfolófica que a síndrome de Down por ex, é facilmente percebida pela medida do nariz e tem outro exame da nuca... achei muito importante este US.... saí de lá muito feliz!

Bjs

Renatinha disse...

Thania, sobre pressao eu nao tenho a menor ideia dos numeros indicam alta ou baixa, sou completamente leiga no assunto, e sobre US entao nem me fala.. fico pensando aqui se isso eh feito pelas Midwifes q atende as gravidas em UK, pra vc ter uma ideia, minha amiga q esta de 10 semanas viu a parteira dela so essa semana e ela usou o doppler pra ouvir o coracaozinho do bebe(mas nao nem deu tbm).
Bom, voltando ao seu assunto, fica calma, relaxa, isso eh muito importante, s evc viver nervosa pode ser q a sua pressao suba constantamente e isso a gente nao quer, nao eh?
tenha um otimo final de semana
bjus

Nanda Ramos disse...

o than essa fase é mt engraçada.... agente fica doidona pensando no bbzaum....
e sobre o peso.... menina posso t garantir uma coisa pelo bb agent consegui tudinhoooooo.... eu to conseguindo perder uns kilinhos kkkkk..
bjussss

Nusah disse...

Amiga se cuida q vale a pena... tudo pelo bbzito né?
A pressao nao esta alta, mas pra gravida vc precisa se cuidar amada...

E a morfologica é mais ou menos isso q as meninas falaram ae...ele permite avaliar toda a anatomia interna e externa do Bb em desenvolvimento, normalmente ele é feito transvaginal mas pode ser feito transabdominal, nele são verificados: o número de fetos, a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).


fonte: google hehehhehe


TE AMO! :)

Renatinha disse...

ah, esqueci de dizer, lembro deumas amigas minhas sempre reclamando dos gases q elas tinham no inicio da gravidez, entao relaxa q isso uma hora passa.. eh normal
bjs

Faça ou Desfaça disse...

É a fase de esquecer da gente ( em parte) e fazer tudo direitinho, sem recaídas, por causa do baby..
Ele que está em formação. Pressão alta tb tem q cuidar nessa fase pelo mesmo motivo..Baby e, que seu parto não tenha problemas então, mãos a obra e regime já, coma regularmente e só o que lhe faz bem e ao seu baby..
Peça ajuda aqui pra titia pra lhe fazer o q gosta rsrsr e pra avó Cleide e ajudaremos na limpeza das verduras pra vc já ir congelando pras suas refeições diárias rsrsr..pode contar comigo, viu lindinha, sempre...
Aproveita e comece com as vontade rsrsr, mesmo não tendo, TENHA rsrs
Beijocas carinhosas

disse...

Amiga,
Tb estou boiando com relação a morfologica... eu vou fazer a Transnucencia Nucal, que é feita com 12 semanas para ver se está tudo OK com o bebe, acho que mede o osso nasal, o femur e a cavidade da nuca para descartar qualquer tipo de alteração... tô aqui toda ansiosa né...
Qto as dores, eu tô na fase do sono absurdo... chego a estar irritada de tanto sono...rs
Beijos!!!

redirect