19/08/2010

Parto...

Essa palavra tb te assusta?
Pq a mim, me assusta.
A gente lê, tenta se informar, saber mais, mas mesmo assim, pra quem vai passar por isso pela 1ª vez, a dúvida sempre ronda.
Eu procuro ler todos os relatos de parto de todas as meninas q tem filho e adoro. Muitas são sinceras. E tem q ser mesmo, pq por mais mágico q seja o momento, existe dor, desconforto, medo...tudo isso envolvido.
Ontem li dois post sobre parto e como sou invejosa resolvi falar sobre isso tb!
O post da Rebeca e da Renatinha.
Eu ainda não conversei com meu GO sobre isso. Tentei inserir o assunto uma vez mas como todo médico q se preze, ele achou cedo. Ok, paremos de falar então doutor...rs
Qdo será o momento certo pra isso?
Vou conhecer a maternidade onde terei a Anninha, e quero conhecer até a sala de parto e tudo isso. Tenho direito não tenho?
Por mim, conheceria a equipe inteira do médico. Será q rola?
Queria passar hoooooras conversando com as enfermeiras e o anestesista! rs

Muita gente me pergunta q tipo de parto eu vou querer. Sinceramente eu nem sei se isso depende de mim!
Claro q eu quero PN. Por tudo. Pelo antes, o durante e o depois. Mas até onde a minha inteligência alcança, eu acho q quem decide isso é o médico, nénão?
Outra coisa, q parece piada mas não é, mas esses dias em q eu fiquei com o probleminha do cocô (rsrsrs) e q ainda estou, abafa, a força sobrehumana q eu fiz pra conseguir soltar os amiguinhos me fez refletir (sentada na privada, sentindo dor e pensando...) o quão dolorido deve ser fazer sair uma criança com no minimo 46 cm. Gente....fácil não deve ser. Pode ser lindo, poético, correto, mas fácil...não sei não!
Minha mãe teve as 3 filhas dela de PN. Ela relata q é mais simples do q ir no banheiro. Ela fez força? SIM. Doeu? SIM....mas segundo ela, muuuuito pouco. Foi td muito fácil, das três!
Olha, se tem um exemplo q eu sonho em seguir, é o dela!
Nunca sonhei em ter minha filha em casa, na banheira, por exemplo. Sou quadrada sim ao ponto de ter a mais absoluta certeza de q filho se tem no hospital, acompanhada do médico. Acho lindo mulheres corajosas a esse ponto, de ter o filho em casa, sem nem anestesia. Mas pra mim acho q não rolaria.
A ideia de hospital me assusta sim. Mas acho q lá será o lugar sempre mais seguro pra isso.
A anestesia me assusta mais do q qlq outra coisa.
Se for PC, eu imagino a agonia em ficar sem sentir as pernas algumas horas. Gente, isso gela a minha espinha. Ser aberta, "cutucada" por dentro, td isso muitas e muitas vezes me tira o sono. (já?)
É tanta coisa q eu penso q minha mente entra em parafuso e por auto-defesa, mudo o pensamento pra o pós parto. Anninha comigo em casa e pronto.


É um assunto polêmico? Sim, pq tem mulher q prefere o PN e outras são enfáticas ao preferirem o PC. Acho q é uma questão de escolha.
O q assusta mais são os indices de PC no Brasil. 90% dos partos por aqui são cesárias e apenas 10% parto normal. A OMS recomeda o contrário. 90% PN e 10% PC. Mas a gente entende q no Brasil os médicos ganham muito mal pra ficar acompanhando a paciente por hoooooras em trabalho de parto.
Daí complica.
Tudo gira sim em torno de grana! Uma pena!


Mas o q eu quero com td isso?
Dizer q eu sou sim a favor de PN. Acho q é o sonho de 9 entre 10 gestantes.
Mas q seja feito o q for melhor pra mim e pra minha filha.
E vcs gravidinhas e tentantes tb, escolheram ou têm preferencia de parto?


Bjos


19 comentários:

Talita Uoya disse...

Than! Que coragem! Eu nem planejando minha gravidez estou ainda e já optei pela cesária faz tempo rs! Minha cunhada ficou 9 horas para dilatar e gritava horrores no hospital dizendo que ia morrer de tanta dor, aí isso entrou na minha cabeça, que desde então optei pela cesária, mas como você morro de medo da anestesia, não sentir as pernas deve ser terrível, sendo assim... é melhor pensar realmente no pós-parto com a sua pequena nos braços! Ai, que emoção!

E posta fotos da barriga sim! Queremos acompanhar o crescimento da baby!

Beijos enormes!

Fatinha disse...

hahah acho vc tão engraçada em relatar tudo!!
adoro ler os seus posts!!!
Bom, eu não sou nem tentante, nem gravida,mas acredite: eu sonho e penso mt nesse momento: O parto!
Sabe já ouvi dizer que é genetico essa parada de facilidade para ter filhos de PN.

Eu adoraria ter meu filho de PN, mas se o medico achar melhor o PC vou ter PC...
PN só eh legal quando não forçado demais!!!
bom eu penso assim né?
e olha que nem tenho pretensoes de engravidar por enquanto!!!
rsrs

bjao

Maura Simon disse...

Nossa Than, viajei aqui agora durante a leitura do teu post. Nem estou grávida ainda (aliás, nem casar casei), mas as coisas que tu falou ficaram aqui tilintando na cachola... Porem, com certeza SEMPRE mamãe e médico hão de optar pelo melhor procedimento, sem riscos pra ninguém né?? Quem disse que ser grávida é fácil??? Mas... nascemor pra isso... só as fortes sobrevivem... hehehe
Bjksss

Maura Simon disse...

Nossa Than, viajei aqui agora durante a leitura do teu post. Nem estou grávida ainda (aliás, nem casar casei), mas as coisas que tu falou ficaram aqui tilintando na cachola... Porem, com certeza SEMPRE mamãe e médico hão de optar pelo melhor procedimento, sem riscos pra ninguém né?? Quem disse que ser grávida é fácil??? Mas... nascemor pra isso... só as fortes sobrevivem... hehehe
Bjksss

Marcella disse...

Amiga.. tb ainda n decidi... mas sendo gemeos acho meio dificil eu ter parto cesaria.. vou sofrer demais.... então só mesmo se der tudo muito certo para ser normal.. mas como tenho amigas que tiveram cesaria.. n tenhoo muito problemas com isso n...
bjim!!

Ana Paula disse...

Oi Thaaan!

Eu ia escrever sobre parto, mas de uma outra ótica - pq ce sabe né... não sou nada por enquanto, somente uma tentante frustrada...

Eu penso em PN, mas não tenho nada contra cesária. Acho que tudo de depende, né.

Mas todos os relatos de parto que li ultimamente, porque estou lendo muiiito sobre isso e me emocionando na mesma propoção, os PN são os que mais me fizeram chorar...

O seu vai ser liiiindo tb! Seja PN ou PC, o importante é vc e Anninha estarem bem!

Grande bj!

Carol disse...

Oie Than!
Então...eu tive meu 1º filho de PN. Fiquei 15 horas em trabalho de parto. Se eu gostei? Na hora de sair e o pós operatório são ótimos. Rápido, simples e prático. Mas como eu sofri antes da hora propriamente dita. Tá...eu tive em hospital público. Foi uma bosta!
Na da Isabella eu estou morrendo de medo da cesárea, mas eu farei ligadura. Tem outro jeito de imediato?! E quer saber...hospital público é tão ruim q eu me traumatizei um pouco quanto ao PN no antes sabe. Como a coisa é traumática! rsrsrsrsrs
Qlqr coisa...manda um e-mail! =D

Bjão

Renatinha disse...

Thannnn, esse papo gera polemica mesmo!
Aqui no Reino Unido elas costumam dizer : "Too posh to push"
Quer dizer, sou rica, bonita e nao to afim de perder meu tempo.
Mas a gente ve varias famosas tendo PN.
E sim, eh seu direito de escolha o parto q vc quer!
Pensa comigo: Se vc nao escolhe, escolhido esta: PC!
data e hora marcada, R$300 miseros pro bolso do medico, acha q ele vai te indicar PN, onde pode ser q seua bebe leve ate 12 horas pra nascer?
Eles nao ficam a disposicao assim nao..
Qdo a minha prima teve o Pietro e a medica dela insistindo em PC, ela me disse q nao iria marcar data nenhuma e iria pro hospital de emergencia mesmo, assim nascia PN, mas ai ela achou um medico, que eh espirita(como ela) e ele decidiu fazer PN dividindo os miseros R$300 com um colega, ja q ele nao atendia o Hospital q ela tinha escolhido!
Isso eh o que eu chamo de profissionalismo.
Outra info: qdo vc dilata, seu cervix se espande, 10cm de dilatacao e a cabeca do bebe passa de boa, sim.. sai apertando, mais sai.
Se eu tiver tempo hj eu volto a postar mais sobre parto, ta bom??
adoro vcs
bjkas

Naná Jacob disse...

oi amiga, eu imagino bem o seu medo..
mas acho que no seu caso a genética ajuda né...
se sua mãe teve 3 partos normais é provável que vc consiga também...
eu nem engravidei ainda mas também morro de medo da hora do parto, tanto um quanto o outro.... desde já tento me habituar com a situação lendo relatos de todas as formas...rsrsrs
espero ter parto normal também quando engravidar, mas coloque nas mãos de Deus, só Ele sabe o que faz....

bjinhos em vc e na Aninha

Juh Sutti disse...

Than eu também pesno muito nisso (Oi? Não, não to gravida rs...) E que gosto mesmo desse mundo de mamães e bebês, e como sou formadaem Enfermagem, acompanhei muitos partos seja PN ou PC, e a conclusão simples que cheguei é que o PN tem milhões de beneficios que o Pc nem sequer sonha em ter rs... E que meninas que tiveram bebês no mesmo dia em horários parecidos, a diferença da recuperação era gritante. A de PC tava lá se recuperando da anestesia longe do seu bebê e a de Pn andando com seu bebê pelos corredores, mas uma coisa te digo com toda certeza do mundo se vc precisar de um PC seja por medo ou por necessidade médica não se preocupe de jeito nenhum vc vai ser menos mãe por isso, de qualquer forma vc gerou, alimentou e pariu. Vc é mãe.
Bjocas

Ps: A anestesia que eu tomei no joelho é a mesma para parto, a sensação é ruim sim, mas nada grave!

Anônimo disse...

Ai que delicia sonhar com esse momento, mas sabe que quando me imagino mãe tb não consigo pensar no parto nõ. morro de medo de desistir de engravidar (oi?) por causa da dor...

ahah massss falando sobre seu probleminha fisiológico huahua eu soffro muito disso, e uma amiga me indicou. O Fleet Enema. è um liquido que vc põe lá.. huahu e espera no máxxx 5 minutos. sai tudooo sem força, sem doer. muito prático. da uma perguntada na farmácia!!

beijs boa sorte

Vannia - Pronta Para Ser Mãe disse...

Oi Than como vcs estão?? rs..
Seguinte eu acho que quem decide o parto somos nós, mãe, mulher, geradora a opção é nossa e então o médico irá avaliar se é possível.
Não acho que a facilidade em ter PN é genético,
A minha mãe teve 5 filhos, destes 4 foram PN e eu a única vim de PC, devido um tombo que minha mãe teve.
A minha irmã teve 4 filhos sendo 2 PC e 2 PN e cada um foi de um jeito.
Acho que cada caso é um caso, cada parto é diferente do outro e o corpo de cada mulher reage de um jeito.

Mas acho importante se preparar para este momento seja qual for a opção pelo parto.

Também acho bom pensar na Aninha aí contigo, no teu colinho, mamando, o primeiro momento em que vcs irão conhecê-la, isso sim ameniza qualquer dor de parto hehe.

Beijo Grande

Isabela disse...

Than,

Antes de engravidar tinha pavor de parto normal. Dizia que jamais teria normal.
Mas quando conheci minha G.O. mudei de idéia na hora.
Ela me passou tanta confiança e segurança que hoje tenho medo de ter que fazer cesária...rs
A maioria dos médicos fazem terrorismo, pois não gostam de fazer normal, preferem os partos marcados mesmo...
A minha é super a favor do normal e cesária só em último caso ou por escolha da paciente mesmo.

Com o tempo você decidirá pelo melhor.
Cada pessoa é uma pessoa e não ligue para o que as pessoas falam, pois vai ouvir opinião de tudo e todos sobre isso...

beijão

Dina Ulbrich disse...

Amiga se vc cogita ter um PN primeira dica JÁ contrate uma doula, vai ajudar muito vc no seu TP, e durante esse resto da sua gravidez vai pro mim, vai facilitar sua vida e com ctz vc pode! E vai conseguir!

Esqueça dor, PN dói na hora, PN dói na anestesia, e depois... muito mais...
Bom, minha posição vc sabe né hehehe amo!

Anônimo disse...

Than, na verdade, se vc tem convenio, quem vai decidir é você sim, e a Anninha, porque vai depender da posição que ela estiver, se ela não estiver em posição para pn, vai ter que ser cesária. Eu, sinceramente, não sei rs Acho que deve doer sim e muito, e quando penso em parto normal, penso no sem dor, com anestesia. (apesar que, quando penso em ficar horas em trabalho de parto, naquela espera toda, penso sinceramente em fazer cesaria, por ser pratico.)
Enfim, eu nao acho nada de lindo e maravilhoso sentir dor, de verdade, se vc optar pelo pn, veja o sem dor, com anestesia! Acho que te deixaria mais tranquila pensar no pn assim...
Um BeijO

Rebeca disse...

Se for genético, então eu estou ferrada kkkk
Minha mãe ficou mais de 36 horas em trabalho de parto da minha irmã, sem nenhuma dilatação. Por fim, fizeram uma cesariana e quando ela engravidou de mim, o médico não quis arriscar e marcou a cesariana de uma vez.
Essa opção é pessoal e eu particularmente não defendo nenhuma posição. Acho que parto bom é aquele que a mãe e o bebê saem bem e com saúde. Não é tão fácil escolher PN no Brasil, pq os médicos não tem paciência, a remuneração e baixa e blá blá blá. E no SUS é uma tragédia, uma prima já me disse que se a gente gritar as enfermeiras se irritam e deixam a gente jogada. Acho que o PN deveria ser mais apoiado por aqui.
Ultimamente eu teho medo, de qualquer que seja PN ou PC rsrsrs
Minha decisão já está tomada, e eu só peço a Deus que me abençoe e me guarde!

Beijos

Suzana Lira disse...

olha ei jah penso nisso (rs ainda nem estou tentando engravidar rs) e jah decidi por PC kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sentir dores e a idéia de sair uma criança lá de onde mamãe passou talkinho não é comigo, sem contar que minnha mãe sofreu muito quando eu nasci, com os toques e etc, foram quase dez horas de sofrimento e ela dice que achou que ía morrerr rsrsrsrs


bjoo

Suzana Lira disse...

olha ei jah penso nisso (rs ainda nem estou tentando engravidar rs) e jah decidi por PC kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sentir dores e a idéia de sair uma criança lá de onde mamãe passou talkinho não é comigo, sem contar que minnha mãe sofreu muito quando eu nasci, com os toques e etc, foram quase dez horas de sofrimento e ela dice que achou que ía morrerr rsrsrsrs


bjoo

Karla Ferreira disse...

Oi Than saudades de vc!! Então nem tentante eu sou, mais eu se estivesse gravida eu queria ter de PN mais como vc mesma falou não depende de nós e sim dos médicos e o que for de melhor para o nosso bebê.

Um beijo

redirect