14/02/2011

DÚVIDA DE UMA MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM! (primeira dúvida de váááárias....!)

Acho q eu vou criar uma série aqui no blog: Minhas dúvidas...rs
Pq olha qto mais o tempo passa, mais eu as tenho!
A gente nunca sabe se está fazendo certo, errado. ai ai ai!

Mas vamos lá:
Na maternidade, as enfermeiras me orientaram a SEMPRE colocar a Anna pra dormir de ladinho. Virada de lado. E assim eu segui obedecendo. Sempre coloco a Anna virada de lado pra dormir.
Mas eu lendo um livro me deparei com uma situação de que a posição mais segura pra um bebe dormir é de barriga pra cima.
Proooooonto, pirei!
Se no hospital me falaram uma coisa e um livro escrito por especialistas em sono me "falou" outra coisa, eu fiquei perdidinha!
daí resolvi tentar sanar minha dúvida aqui, afinal taaantas são as mamães experientes q passam por aqui ne!

Eu ainda coloco a Anna de lado pra dormir mas claro q ela se vira. Ela já não é mais aquele bebe q eu trouxe da maternidade né. Ela se vira toda no berço, muitas vezes até da a volta no berço todo, nunca vi!
Entao mesmo q eu a coloque de ladinho, ela vira de barriga pra cima sozinha em minutos.
E eu tenho medo dessa posição meninas!
Tb acho de ladinho mais seguro!

Então a minha pergunta é:
Pelamordedeus, qual é a posição mais certa e mais segura pra o bebe dormir??????? rs

Se alguém puder me ajudar, me aconselhar...eu ficaria meeeega happy! :)

Bjoooos e ótimo começo de semana!

14 comentários:

Thaline disse...

Oi amiga! há controvérsias quanto a isso. Nem os pediatras entram num consenso. Eu prefiro de barriga pra cima e cabecinha de lado. Mas de vez em quando minha mãe, que não concorda comigo, vem e vira ela de ladinho. Ela tb gosta e eu aceito. Só não admito que virem de bruços... o risco de sufocamento e morte súbita infantil é maior nessa posição. bjs

Cláudia Leite disse...

Than,

Por muito tempo se acreditou que a posição ideal fosse de lado, tanto que há as almofadinhas de apoio para manter a criança assim.
Mas recentemente os médicos têm orientado que o bebê fique de barriga pra cima.
A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que o mais seguro é colocar o bebê de barriga para cima, mas se a criança só consegue dormir de lado é preciso colocar um obstáculo pra que ela não consiga virar (barriga pra baixo), porque o risco de aspirar o suco gástrico é muito maior de barriga para baixo.
Entendo que dá medo mesmo deixar de barriga pra cima, mas se ela se virar sozinha tudo bem, desde que não se vire de bruços.

bjooo!

Angel disse...

Ah Than...tô contigo...

Sempre botei o Davi pra dormir de ladinho e qd via ele se barriguinha pra cima virava ele de novo...Tb já lí um zilhão de coisas que dizer que o bb deve dormir de barriga pra cima...mas não conseguia deixar assim!...

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Than, tem até uma campanha da pastoral que diz que dormir de barriga pra cima é mais seguro... mas EU, Fabiana, não engulo. Sempre coloquei a Ana de ladinho, porque se vomitasse não tinha perigo de voltar. Na minha opinião, essa é a posição mais segura!

Beijokas

Poliana Canha disse...

Eu não sou mãe (ainda), mas dou pitacos. Bom, sempre acreditou-se que de ladinho seria mais seguro devido aos refluxo principalmente, mas atualmente recomenda-se de barriga pra cima. Eu acho que deve-se unir o bom senso e o instinto materno pra resolver mesmo essa situação. Bjo querida!

Unknown disse...

Aiai amiga

Não sei o certo, mas penso como a Claudinha...

Bjks


Ps.: qto ao quadro de dúvidas, seria ótimo pra nós no futuro fazer consultas...hehe

Unknown disse...

Antes mesmo da Alice nascer eu já havia reparado que estava vendo campnahs para colocarem os bebês para dormirem de barriguinha para cima, tem até body escrito "este lado para cima" na barriguinha, isso vem de uma pesquisa feita nos EUA na qual foi cosntatada que essa posição é a mais segura, evitado a chamada "morte súbita" em recém nascidos e bebês pequenos, o pediatra da Alice tb orientou barriga para cima, tanto que ela dormia entre dois rolinhos posicionadores até 4 meses, depois ela saia deles e ficaram desnecessários.
Espero ter ajudado,
bjs pra vc e na Anna Laura

Ana. disse...

Than,realmente tem uma campanha para por o bebê dormir para cima,pórem dormir de lado não causa mal nenhum,o problema mesmo é dormir pra baixo!

Janaina Sutti disse...

Oi Than...
Eu assisti uma reportagem, acho que foi semana passada, que a posição ideal é a de barriga pra cima, mas, ensinaram tb que deve elevar a parte da cabeça, com um colchão próprio ou erguendo o berço no lado que fica a cabeça, entendeu? acho que expliquei direito neh...rs. O meu filho eu deixava ele só de lado,tinha medo, mas eu ergui o bercinho tb caso ele virasse de barriga pra cima.
Bjos, espero ter ajudado.

Unknown disse...

Então, eu também sempre tive medo desse lance de barriga para cima e sempre me senti mais confortavel colocando as crianças de lado, se elas se virassem, eu deixava, mas até hoje (a menor tem 2 anos) qnd eu a coloco pra dormir é de lado!

Ju Louseiro disse...

Não faço ideia Than!

Um beijo

Isabela disse...

Than,
Na Promatre sempre me orientaram o contrário, barriga pra cima mesmo.
Mas minha mãe e sogra quando vinham aqui, sempre a colocavam de lado.
Hoje sempre ouvi falar que o mais seguro é barriga pra cima mesmo.
Pergunte pro seu pediatra...

beijo

Lu disse...

Oi Than,
acho melhor mesmo perguntar ao pediatra... eu tenho aqueles rolinhos pra coloca-lo de lado, mas ja ouvi falar q eles podem asfixiar tbem... ai ai!
bj

Déia disse...

O pediatra do Leo manda coloca-lo de barriga pra cima.
Tb pode ser de ladinho, mas nunca de barriga pra baixo!
Leo tem muitos sustos qdo ta de barriga pra cima, entao prum sono mais tranquilo,prefiro de lado com almofadas.
bj

redirect