03/06/2011

Rotina pra que te quero????

Pra organizar a vida, ué!
Daí q qdo eu voltei a trabalhar, aqueles looongos 30 dias, minha sogra ficou aqui com a Anna e bla bla bla. Todo mundo sabe!
Mas ela na condição de avó, tava aqui apenas pra alimentar, trocar a fralda e brincar. A função de organizar a vida, impor limites e horários, fazer as coisas andarem, sempre foi minha. Mas nesses 30 dias deixei pra lá...
Antes, na minha licença, até tentei fazer uma rotina, mas nunca conseguia seguir, esquecia, deixava, e as coisas começaram a ficar meio bagunçadas. Andavam, mas era tudo meio confuso. Mesmo pq a Anna tinha só 3 meses, e sei lá, achava meio xiita impor regras pra um bebe de 3 meses.
Mas daí, fui mandada embora e decidi q voltaria a ficar em casa e iria FAZER ACONTECER em relação à rotina da Lala.
Logo no primeiro dia, sentei na frente do Notebook (opa, quase não faço isso...kkkk), abri o excell e comecei a redigir uma rotina na promessa de segui-la a risca. Anna precisava de horários pra dormir de dia, pra comer, até pra beber água!
E foi o comecei a fazer.
No primeiro dia foi complicado pq eu estipulei q ela teria sonecas as 8:30 da manhã, as 11, as 15 e as 17 (kkkk...loka?). E Virginiana q sou, insisti até dar certo.
Coloquei ela no berço,  ela chorou, chorou, chorou e dormiu!
Dai ela entendeu q até isso ela teria. Dormiria na hr q eu estipulasse.
E tem dado certo, mas claro, há dias q ñ funcionam, mas tb nem me estresso!
Mas todo santo dia, nesses hrs, ela tem sono, na maioria, dorme. Pouco, uns 30 minutos no máximo, mas dorme. Daí me programo em cima do sono dela!
Tudo ficou mais fácil!


Mas a rotina tb serve pros horários dela comer e fazer outras coisas.
Ela tem hora pra mamar mamadeira, comer a frutinha, tomar suco, comer a papinha, brincar, tomar banho. Tudo feito rigorosamente no msm horário todo dia!
Parece exagero, eu sei, mas com apenas 1 semana, ela associou tudo isso, e se saio da rotina, ela msm estranha!


E a rotina diurna ajuda e muuuuito a rotina noturna.
Toda noite ela toma banho no msm horário, mama no msm horário. Isso ate de fds.
Ela toma 2 banhos no dia. E ela entende super bem qual é a diferença entre os dois!

As noites estão sendo mais tranquilas, mas acho q por conta do frio!
Qlq ser vivo prefere esse friozinho pra dormir né.
A unica coisa q eu to pecando e FEIO nisso tudo é q eu ando dando mamadeira de madrugada! Tirei o peito e comecei a dar mamadeira. Errado! Ela não tem é q comer nada, apenas voltar a dormir, mas eu não aguento. Fico achando q ela sente fome etc e tal...coisa de mãe! Pq gente, eu as vezes acordo na madruga morta de fome e comi de noite imagina ela com 120 ml de leite só? Pô!
Pediatra nem sabe disso, nem falei e tão pouco falarei pq né! Tem coisa q eles nem precisam ficar sabendo! rs


Estou tentando seguir bem a risca os horários, abro uma excessãozinha as vezes de sábado e domingo pq tadinha, ng é de ferro! Mas tento evitar essas excessões...

Óbvio q tem dias em q nada funciona, q o dia é estressante e noite tb. Afinal ela é um ser humano assim como qlq uma de nós e tb tem os dias mau-humorados, chatos e ranzinzas dela! rs 


No geral, muita coisa anda dando certo! E mamãe aqui fica feliz e realizada.
Minha pequena ta crescendo né!
Semana q vem faz 6 meses já. Ui!
Acho q uma hora ou outra as coisas tem q entrar nos eixos...rs
Espero estar mais acertando do q errando!!! =)




Agora, só pra salientar e lembrar e fica mais ansiosa...rs
Amanhã é o nosso encontro de comadres...ai ai ai!
vai ser bem legal!
Meninas, ñ esqueçam as máquinas fotográficas...rs...a minha já ta na bolsa! Uhu!

Então é isso.
Segunda volto cheinha de fotos!!!! Ebaaaa! :)


Beijos e ótimo fim de semana!
Segue umas fotinhos da tarde de ontem. Ela e o tio Gabriel. Ai essas crianças só aprontam....kkkk



 Minha filha já entrou na Caixa...rs...(trocadilho pessimo...hahaha)




E meu cunhado tb...uahuahuahua







15 comentários:

Dea, a mamae da Nina disse...

rotina é tudo na vida dos babys amiga.
Aqui sempre foi regime militar.
Ate tentei seguir a encantadora de bebes, do livro, mas teve uma hr q nao deu mais fui pelo meu instinto.
Nina ate sente falta se algo sai um pouco da rotininha.
E os palpiteiros sempre acham exagero.
Hoje ela maiorzinha ja c 1 ano e 8 meses logico q tem fds q dorme mais tarde, come fora d hora mas o soninho d pos almoço é sagrado, e se ela nao dormir sai d baixo.
Bjks querida

Unknown disse...

Aqui em casa a única rotina que temos é mais ou menos na sequência de atividades, mas com horário é muito difícil, só a hora da Alice dormir, e mesmo assim ontem ela ficou acordada brincando no berço no escuro por 1 hora antes de pegar no sono,
Anna está lindinha e sapeca brincando com o tio, adorei a sequência de fotos,
bjs

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Than, eu sou super favorável à rotina. Acho que ajuda o bebê e a mãe. Vamos combinar que bom bebê pequeno o lema "deixa a vida me levar" deixa a gente meio estressada! kkkkkkkkkk

Aqui em casa tudo tem horário (flexível, mas tem) e só assim pra me virar com dois pequerruchos de manhã e um pequerrucho a tarde!

Beijokas

Angel disse...

Than...

Acho rotina super importante...na verdade é fundamental.Se agora, que a Anna tem só seis meses já está te ajudando muito e criando habitos nela, imagina no dia em que vc voltar a trabalhar, ou no dia em que ela for para escolinha...será muito importante o hábito da rotina...Desde pequenininho o Davi segue a sua rotina e hj com 7 anos ele não dá trabalho nenhum pra dormir ( religiosamente 8:30 e no máximo as 9:00hs sozinho sem ngm precisar mandas)acorda numa boa pra ir pra escola, almoça e janta sempre naquela horinha certa..etc..etc...óbvio que tem dias que a rotina fica de lado...mas na maioria das vezes isso nos ajuda muito!!!

Como vc disse:Pra organizar a vida!

BJS e um ótimo fim de semana!

Rebeca disse...

Olha amiga, eu não encano com isso, sou bem light: se o bichinho tá sem fome um dia, eu deixo ele mamar mais tarde, pq até eu não sinto fome todo dia no mesmo horário rigorosamente. Claro que ele não faz o que quer, mas eu acredito que a gente tem que respeitar o relógio biológico do bebê. Alguns são matutinos, acordam cedo e são mais ativos pela manhã, outros à noite (exatamente como um adulto). Rafael é da night, gosta de ficar acordado e dá trabalho pra dormir tanto de dia quanto de noite(aliás, vc podia pelo amor de Deus me passar por e-mail o nome do remedinho que o pediatra passou pra acalmar Lala. Lembra que vc comentou no outro post? Estou um bagaço, ele tá acordando seis vezes por noite! Tenho que trocra de pediatra, mas isso é outra coisa). Sempre respeito o que ele "pede". Por exemplo, ele largou a mamada da madrugada sozinho aos tres meses. Simplesmente não quis mais mamar depois das 22:00. Depois ele mesmo começou a querer ir pra cama 21:00. Reparei que todo dia nesse horário ele ficava chatinho querendo dormir. Aí fui fazendo as coisas em cima dos horários que ele me mostrou. E assim a gente segue e canta a canção hahaha
Ah, meu e-mail é rebecacamila@yahoo.com.br

Beijos

Giovanna baby!! disse...

Não se preocupe, vc não é a única a fazer a rotina dos babys. A Rotina da Giovanna é mas ou menos igual a da Lala...Ela dorme as 10:30, as 14:00 e as 16:00 tira uma sonequinha depois do banho...as 18:00 e depois lá pelas 21:30 - 22:00 ela vai pra noitada do sono!!
É muito bom mesmo, estipúlar estas regrinhas!!
Bjux

Anônimo disse...

Than! Me inspirei contigo e hoje comecei um rotininha pro Davi! É porque hoje meu marido começou a trabalhar, ai eu vu ficar sozinha em casa com o baby até às 22hs !! Imagina eu, sozinha, com uma criança toda desregulada ??? Ainda bem que vc postou sobre isso hojee!!! Ahh, tem como vc me mandar o nome do remedinho que o pediatra receitou pra acalmar a Laurinha? Davi faz muita manha pra dormir, às vezes vai dormir a 1 hora da manhã!! E eu um trapo no dia seguintee, né? Rs! É isso! Beijocas em vcs!

Amanda disse...

Rotina é tudo!!!!!
Aqui temos a nossa rotininha, bemflexivel, é verdade, mas temos coisas que procuramos não mudar como o banho e o horários que a pequena acorda, as sonas eu nem preciso me preocupar, há mais ou menos um mês ela mesmo criou um padrão bem legal, assim como no sono noturno. Aqui deixo rolar pelo horário das mamadas, isso sim eu controlo, ai o resto fica beeem mais fácil, pq ela mamando, acordando e tomando banho no mesmo horário ela mesma mantém o padrão de rotina dela.
Alguns dias (como hj) ela fica mais preguiçosa, mas isso nunca interferiu no sono noturno dela, até mesmo pq ela não tira sonacas de mais de 2 horas durante o dia.
Tô doidinha para conhecer vcs amanhã!!!!

Bjinhossss

Dina Ulbrich disse...

Amiga, vc já leu a encadora de bebês. É uma boa se vc quer estipular uma rotina. Não digo segui-la a risca, mas ajuda a ter uma base.

Sobre as várias sonecas de meia hr, no inicio aqui era assim, e o Fe não dormia bem a noite. Ai descobri, milhões de pessoas me disseram que: Sonecas de menos de 1 hr só estressam o bebê, eles não descançam. Então é interessante vc rever isso, tirar uma soneca do "papel" pra tentar prolonga-las. A minha dica: deite junto com ela, o Fe sempre foi assim, se está dormindo sozinho dorme pouco, mas se deito com ele a soneca dura, 2, até 3hrs... Acho que o cheirinho ajuda, e o fato de que qndo eles acordam, a gente pode nina-los novamente antes que eles despertem.

Bjs bjs bjs

Meisy disse...

Acho que rotina é sempre legal ne? Exemplo disso são dois sobrinhos do meu marido, um é um fofo, uma criança super calma que desde sempre tem sua rotininha. A outra é totalmente agitada, dorme de meia noite pra lá, não tem nenhuma rotina e é o maior estresse. Apesar de não ter experiência, acho que vc ta fazendo certo sim. =) Bjs

Lu disse...

Ai Than, até hj não coloquei uma rotina no Gu, to lendo a Encantadora de Bebês, mas no fundo no fundo, bate uma insegurança... Me manda sua planilha pra eu ter uma idéia?

E tem selinho pra vc no meu cantinho, vai lá pegar! Bjo!

Ju Louseiro disse...

Eu acredito que a rotina ajuda siim! Mas com moderação...

Ontem eu fui na casa de uma amiga que tem uma bebe de 5 meses. Como chegamos as 21hs não pudemos ver a nenem, que ainda não conhecemos,pq ela estava dormindo! Ela foi dar de mamar umas 23h30 e pudi entrar no quarto no escuro pra ve-la (eu nao enxergo no escuro, rs), ou seja,continuo sem ver a bebe, hahaha. Mas, sei lá, cada mae tem um jeito neh?


Um beijo =)
www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Merciana Amorim disse...

TEm selinho pra vc lá no meu blog, pega lá viu ? Xeroooo !!1

aninha disse...

Oi linda!
rotina é sempre mto bom para as crianças, o ruim é que é dificil de segui-las mesmo!
boa sorte!
TENHO CERTEZA QUE A ANNA ficara boazinha e aprendera a rotina rapidinho!
bjO

Júlia Cristina disse...

Que bom que a rotina esta dando resultados positivos...
Amanda ainda hoje acorda a noite pra mamar, e não adianta, ela tem fome, a barriga ronca e tudo mais.
Eu que nao vou deixar ela passar fome porque o pediatra acha que ela nao tem, afinal cada um cada um e Amanda come super bem... Adora comer.

Bjoooos e boa sorte por ai.

redirect