09/06/2010

Será q é medo do q a gente ñ conhece?

Vamos falar de medo. Dos meus medos.
Estou grávida de 3 meses. E desde q eu descobri a gravidez eu só penso em uma coisa: O PARTO.
Sim, vcs podem até me chamar de loka, neurótica, sei lá o q, na vdd do q vcs quiserem, mas sim, eu tenho medo do parto e de tudo q vem com ele.
Acho q ao contrário da maioria das pessoas, o menor medo de todos é de sentir dor. Ñ temo a dor de nada. Mas qdo o assunto é a hr do nene ter q sair, daí eu temo tudo.
Sim, planejei a gravidez, tentamos durante longos 10 meses, quero, desejo e tudo mais, mas qdo o assunto é esse eu desanimo geral. Fico deprê, fico triste comigo mesma e fico imaginando tudo q pode acontecer e o q não pode.
Sou praticamente uma viciada em ler os relatos do parto das meninas q já tiveram seus filhotes e praticamente todas descrevem as mesmas coisas, as mesmas sensações. Ruins e boas.
Minha madrinha de casamento, q teve o Enzo há poucos dias, me descreveu a mesma coisa da msm forma. Ela chegou ao ponto de dizer e afirmar que fazer uma cesariana era menos doloroso do q tirar o dente do ciso (oi?). Bom, eu acredito nela, pq gente, toda vez q a gravidez dela fazia aniversário ela me ligava sofrendo com medo do parto e pra ela dizer isso, bem, não deve ter doído nada mesmo...hahaha
Mas como eu disse lá no começo, a dor, é o q menos me assusta.
O q me tira o sono (quase q literalmente) é todo o resto q engloba uma cesariana. (ta ok, eu posso ter parto normal e to sofrendo ne? Coisas de Thania...rs)
Vamos por partes:
A anestesia...gente, pra vcs terem uma leve ideia eu não tomo anestesia nem no dentista. Td q ele faz (não, eu nunca fiz um canal, pq senão certamente teria q tomar anestesia) é na "raça" mesmo. Eu não deixo ele aplicar nadica de nada! Tenha PAÚRA de anestesia, daí imaginar q eu terei q tomar de qlq forma, querendo eu ou não, me arrepia a espinha.
Vou explicar pq.
Não tenho medo da injeção, nada disso. Injeção pra mim é balela, tenho medo do remédio mesmo, o conteúdo da injeção.
Todo mundo q já tomou a ráqui é unanime em dizer q tomou, anestesiou. Questão de segundos. Meninas, isso me apavora!
A sensação de não sentir as pernas deve ser a PIOR do universo.
Ok, primeiro medo.
O segundo, é a hora do parto em si. A cirurgia. Cirurgia é cirurgia, independente de qlq coisa. Acho pheeno mulheres q fazem plástica, sem medo de ser feliz. Elas correm o risco, mas passam por isso lindas e loiras, numa boa! Eu JAMÉ!
Minha cabecinha fértil pensa em milhares de coisas...gente, eu sou dramática demais, eu sei, mas eu penso em TUDO q pode não dar certo. Daí, me apavoro mais e mais.
O corte, o sangue, a sala cirurgica, gentem.....m e d o !
Fico pensando na minha pressão, se ela vai subir, se ela vai baixar, se eu vou vomitar, se eu vou conseguir respirar direito, se eu vou ter dor de cabeça,qto tempo depois eu vou mexer as pernas, se eu vou ter tontura ENFIM.
 
Ok, vcs devem estar pensando, e no baby vc ñ pensa? Na saude dele, em como ele vai nascer e td mais? Sim, claro! Obvio.
Daí q vem a terceira preocupação. O meu filho.
Tenho medo como qlq outra mulher tem.
Afinal, ele estará nascendo e tb passando por procedimentos médicos desconhecidos pra ele e pra mim.


Daí depois de quase enfartar de tanto medo, fico pensando: será q esses medos não são apenas medo do q eu não conheço? O desconhecido causa medo.
Assim como o parto me causa medo, a gravidez me causava medo antes de engravidar. Claro q eu ainda estou de pouco tempo e não posso tirar por base nada, mas eu tinha medos q cairam por terra, mesmo.


Acho q mesmo a mulher tendo se preparado meses e até anos pra engravidar, qdo ela engravida, N medos a cercam, independente dela achar q está 100% apta pra maternidade. Ou eu to falando abobrinha e isso só acontece comigo?

No mais, acho q eu não to exagerando no assunto não. Eu sou assim mesmo.

E vcs???? Tb tem medo?



19 comentários:

..Mônica.. disse...

AI Than, não é so vce que tem medos não, o meu é o parto, mas o parto mesmo em si, a dor, sabe!
já pensei em cesárea, mas tenoh uma pele de procaria qe fica com cicatriz horriveis a cada cortinho, imagina uma cesárea?!
ai penso num normal, a dor, a força, ai GOD!
SEI NÃO, farei o melhor pro baby, mas acho qe a minha opção será cesárea meeeesmo!
=)
beijooos

Blog da Pandinha disse...

Amiga, vou te contar minhas duas histórias: qd soube que estava grávida, pensava: TEM UM BB DENTRO DE MIIM E PRECISA SAIR, DE ALGUMA MANEIRA. Caia no choro. Caraca, que medo que me dava. Meu medo era tão grande, que passei um dia inteiro de trabalho de parto da Isa. Acordei cedo, dirigi até Guarulhos, sentia um negócio estranho, mas estava feliz da vida, pq a cesárea estava marcada para a noite do dia seguinte. Eis que 24hs antes a bolsa se rompeu, eu tinha OITO dedos de dilatação e o medo me impediu de fazer parto normal. Bb? Até parece que pensei nela... só pensava que morreria de dor. Sentir as pernas? Duvido que tenha passado pela minha cabeça. E quer saber? Não lembro de dor, de nada, pulei da hora que entrei no hospital para qd fui pra casa amamentar. Estou rindo muito por reviver esta história.

Do Leleco, passei mal 8 meses, vomitava sem parar, pressão altíssima. Cesárea agendada, o hospital atrasou QUATRO horas para me liberar um quarto. Qd me internaram, a enfermeira veio fazer a higiêne e... de repente... estava no quarto, um bb, muitas pessoas dizendo que ele nasceu de olhos abertos e eu esperando me liberarem para andar e começar a soltar os gases. Ou seja, sofri ABSURDAMENTE DUAS VEZES POR NADA.

Amiga, não adianta falar pra vc que não vai doer, que suas pernas voltarão a se mexer. Pq se vc tem este medo, ele é seu. Ponto. Se nascer agora Miguel e daqui um ano esperar pela Joanna, viverá a mesma dor, o mesmo medo, que nem eu. Ou não, tvz a experiência te tire o medo, qd vc nem lembrar de nada do que aconteceu. Só o tempo e vc poderão dizer.

Quer que eu te diga pra relaxar? Relaxa e come chocolate. Ou bife (rindo muito de novo, td vez que tinha medo comia bife).

Ai Than, vc me despertou hj a sessão risol do dia! Te amo amiga, beijos no core

Nusah disse...

huahuahua....sabe q eu ja pensei em tudo isso MTAS vzs menina, msmo ainda nao estando gravida. primeiro q opto MTO pelo parto normal pela recuperaçao mas a cada caso de parto normal q ouço morroooo de medo. Mas tbm tem as q me encorajam q dizem q nao doeu nadaaaaaa e q depois podiam cuidar, dar banho no filhote sozinhas e tudo mais, e tbm na cesaria algumas amigas dizem fAÇA, nao doi nada... a raqi é msnos q um picada de injeçao msmo...
E só sente um liquido gelado descendo e ir enfurmigando as pernas...

mas depois ficam bem e talz, entao temo tudo isso mas penso:

Vai de Mulher p mulher, pq tem mulher q morre de dor de ter parto normal, e umas q nao sentenm nada, e igual nas de cesariana. Entaooo...bora esperar e nao sofrer por antecipaçao!?

Minha Mae Sempre diz: Dói, mas qdo eles lhe mostram o seu Bebê, aqueles olhinhos fazem vc esquecer TODA a dor e ter certeza q faria aquilo Milhares de vezes novamente se preciso fosse!!!

Bjao Cumadre
Amo VC

Angel disse...

Ô amiga...

Vc não tá exagerando não!!!Eu tb , qd engravidei do Davi fiquei morrendo de medo do parto, ainda mais que eu cismei que queria te-lo de parto normal, o que não foi possível...Tinha medo da dor, do corte, de não aguentar...de morrer do coração de tanta força que ue faria...se me cortasse...da sutura e etc...etc..Aí qd fui tê-lo...descobrí que faria uma ceária...JISUIS...APAGA A LUZ!Morri de medo...Nunca na minha vida todinha ( eu já tinha 23 anos) havia tomado nenhuma anestesia, me borrava de medo de qquer risco cirurgico...Mas foi tudo tão rápido, que parei por 15 minutos e pensei: Meu Deus...meu filho tem que nascer agora...não será de parto normal...Eu estou em um hospital, cercada por profissionais, minha família está TODA aqui...Minha GO que sabe de toda a minha vida, com todos os meus exames!!!Então vamos lá!!!
Eu fui...e te digo mais...fui SOZINHA pro bloco cirurgico ( meu marido tem medo de sangue...não foi!!)Só pedí a Deus que desse mais um pouquinho de coragem!!
Não sentí dor NENHUMA...Pq estava tão envolvida com o fato do nascimento, que qquer dor não foi percebida!!!As cesárias são todas iguais, como nos relatos, mas assim como todas, são rechedas de muita emoção...
Nossos medos fica para trás, depois que pensamos que quando sair daquele bloco cirurcigo, estaremos com nosso filho no colo!!!
O desconhecido vai ser fichinha!!!

bjs...

P.S Desculpe...falei muuuito!!!rsrsrsr

Poliana Canha disse...

Ohhh Than, o que está acontecendo conosco hein??? kkk
Eu nem tinha visto seu post e postei sobre medo tb.. claaaaro que são medos diferentes, mas sobre MEDO.
Engraçado né?
Amiga, na verdade eu só quero estar igual a vc em uma coisa, vc sabe bem o que né...kkkk
Sobre parto, sou adepta do normal, releia alguns posts da Dina no Colcha, tem umas coisas legais lá.

Bjsssssss

Amanda disse...

Than, não vai doer não. Tem a anestesia, mesmo q vc opte por parto normal, ainda tem anestesia.

Bjs!

Kêkê disse...

Ah Flor sei que não tem medo da dor e acho que vc já fez uma auto-análise..SEU MEDO É DO DESCONHECIDO...e isso gera medo e ansiedade...ANSIEDADE BRAVA A SUA...tem que tentar extravasar com outras coisas para não ficar nervosa...YOGA, TERAPIA, FLORAIS(HOMEOPATIA), TERAPIA OCUPACIONAL...tente buscar algo para arejar a mente =D bons livros, boa música...namoro, festinhas...o que gostar de fazer =D e qualquer coisa estamos ai...Beijocas

Dina Ulbrich disse...

Amiga converse mito com seu GO, com amigas, busque um grupo de apoio ai na sua cidade, de gestantes, é otimo para expairecer e para compartilhar sentimentos...
Vc sabe a minha opinião né... cesariana não doi? Doi sim, a anestesia sem fim... a recuperação cheia de coceira da morfina, a dor dos pontos dias depois... PN doi tmbm, as contrações, o periodo expulsivo etc etc... ai cabe a vc entender e decidir o que é melhor pra vc e pro seu corpo, mas cada dor é compensada depois com o baby nos braços, acredite... Entre na cominidade do orkut Gravidez, parto e maternidade, é excelente, eleas são super a favor de PN, xiitas eu diria, mas vale a pena ler os tópicps por lá viu. Bjs

Dina Ulbrich disse...

Amiga converse mito com seu GO, com amigas, busque um grupo de apoio ai na sua cidade, de gestantes, é otimo para expairecer e para compartilhar sentimentos...
Vc sabe a minha opinião né... cesariana não doi? Doi sim, a anestesia sem fim... a recuperação cheia de coceira da morfina, a dor dos pontos dias depois... PN doi tmbm, as contrações, o periodo expulsivo etc etc... ai cabe a vc entender e decidir o que é melhor pra vc e pro seu corpo, mas cada dor é compensada depois com o baby nos braços, acredite... Entre na cominidade do orkut Gravidez, parto e maternidade, é excelente, eleas são super a favor de PN, xiitas eu diria, mas vale a pena ler os tópicps por lá viu. Bjs

Marcella disse...

Amiga.. em primeiro lugar parabens pelo post.. afinal a resposta das meninas vao ser um calmante p nós que temos medo..
Segundo.. eu desde que me conheço por mulher e pensava em engravidar tinha dois medos: de enjoar ( coisa que graças a Deus ainda n to tendo) e da anestesia.. morro de medo de doer demais e de passar mal.. mas to vendo que a maioria ta sendo super tranuilo.. e eu coloquei na minha cabeça.. cada coisa na sua hora.. só vou preocupar com isso na hora.. antes eu n vou mais ficar me preocupando.. tenho certeza que vai dar tudo certo com a gente!!
Bjs

Renatinha disse...

Olha Thania, eu duvido 100% q seu medico ira deixar vc fazer parto normal, mesmo q vc diga q queira, ele vai achar um problema(q nao existe) pra fazer PC, pq ai no Brasil eh assim mesmo..
Se vc esperar ate o dia q a bolsa estourar, vc vai sentir as contracoes e tudo mais, mas se for uma seletiva, vc entra no hospital, eles dao a anestia nas suas costas e vc nao sente mais nada nem vai ver sangue nenhum, a nao ser do seu pequeno qdo sair, acho o PN muito mais dolorido, ainda mais q aqui as mulheres nao gostam de tomar drogas pq o bebe acaba recebendo parte tbm..
Vc viu aquele meu post sobre o programa de parto na TV, da pra assisti no seu micro.. eu adoro!

E como a Keke falou, vai fazendo tramento floral desde ja. Vc achou Yoga pra fazer?

bju pros 2

Unknown disse...

Than do céu!!! Morro de medo de parto...
Mas acho que é medo do desconhecido também... é uma sensação esquisita pensar no parto...
Bjokas

Carol Satyro disse...

Querida, vc sabe o tanto que o assunto parto me fascina... sou alucinada por este assunto mesmo antes de engravidar... concordo com a amiga alí em cima que disse o que o seu médico vai arrumar mil e um pretestos para lhe fazer uma cesárea, afinal, para os médicos não é nem um pouco conveniente ficar horas aguardando o bebe querer sair né...

De novo te falo, procura as meninas do GAMA (grupo de apoio a maternidade ativa), vai te fazer muito bem saber a respeito do aprto humanizado e conversar muito com pessoas que estão tendo as mesmas dúvidas que vc...

Beijos

Ana Paula disse...

Olha Than, para mim parto é uma coisa muito distante ainda... kkkk
Então pouco penso a respeito.
Mãsss, uma amiga da minha mãe tinha muiiitos medos (e fazia tratamento e tudo para ameniza-los). Dai que ela engravidou sem querer (que inveeejaaa de todas que engravidam sem esforço ou sofrimento). Ela MORRIA de medo do parto. Não podia nem pensar.
Eis que no fim das contas ela acabou fazendo parto normal, embora tivesse marcado cesária!!!! Ela sentiu algo diferente, ligou para o médico, ele tava de plantão e pediu para ela passar lá no hospital. Após examina-la disse: "Vc tá tendo nenê". Ela fez pouca força, nem sofreu nada, nada, e tuft: Maria Júlia nasceu!
Hoje ela tem certeza que a filha acabou com os medos dela. Alias, ela também se chama Thania!

Carol disse...

Amiga, como eu ja te disse.. os medos serão infinitos agora...
Optei por PC primeiro pela minha pressão.. segundo pq como já citaram acima existem vantagens e desvantagens entre PC e PN... vai de nós tentar fazer o que achamos melhor..
Prometo ser super sincera e franca com vc após meu parto... Talvez te ajude.. isso se vc quiser né?! rsrsr

Bjos amoooo vc Muito!
Ah meu sobrinho lindo tbm claro ;)

Nanda Ramos disse...

o minha lindona eu nao penso nisso não até penso no parto mas sei que sou mulher e nasci preparada para isso então fico relax...... tenho outros medos mas prefiro nao pensar muito..
bjuss

Pri Rubí disse...

eu não tenho medo do parto não
não tenho medo de nada..
do fim..tenho a certeza por incrivel q pareça q sempre vai dar tudo certo..pq Deus me prometeu isso..!
As únicas coisas q me afligem..é o periodo d esperar..e a depre q sempre me pega..isso sim...tenho medo d ter depois do parto..
fora ter ele por ond ele entrou..blz..ter q me cortar..blz tb..se for miinha hora d morrer..blz tb..não significa q eu kero morrer agora..kkkkkkkk mais..é soh uma suposição hein..rs
meu medo é soh da tristeza..
parece estranho?
mais como vc diz..kda um com seu kda um né..
é fogo
¬¬
bjos than..o post ficou o máximo..!

Fatinha disse...

Acho normal você ter medo.
Mas uma boa soluçao seria voce conversar com o seu medico, pedir a ele que te explicasse direitinho tudo sobre a anestesia...
sobre o parto normal, sobre a cesaria.
Acho que isso te tranquilizaria.
mas não se apoquente por enquanto, curta o bebezinho que está vindo.
Na proxima consulta vc conversa com o seu medico.
Ai fico tão feliz por vc esta gravida!!!
bjao

Anônimo disse...

Than, eu morro de medo antes mesmo de engravidar!! Hahaha Mais depois que entrou, tem que sair né?! Olha, adianta eu falar não pense mto no assunto? Não né? Rs Eu tenho medo de dor sim, morro de medo de PN, ficar horas com dor, morrendo pra sair aquela cabeçona de mim Rsrs Eu acho que quando engravidar, vou optar pela cesariana, me deixaria mais tranquila, e se eu fizesse normal, seria com anestezia, e dela, eu nao tenho medo nao rs Acho que devia conversar com seu Go, para ele te deixar mais tranquila, se der para escolher o tipo do parto, escolhe o que te deixara mais tranquila, pro baby não vai fazer diferença, eu nao sou contra pn!, mais acho que ninguem é mais mae ou menos mae por sentir dor ou não, tem que ver o que é melhor para vc! E sentir medo é super normal, eu sinto antes de estar gravida, quando penso no assunto quase desisto Hahaha
Pense só no baby por enquanto, deixa o parto para daqui uns meses rs
BjaO
Adoro vc!!

redirect