01/11/2010

Dicas para as novas gravidinhas!

Bom, em primeiro lugar, eu vou falar das eleições de ontem.
Eu não votei na Dilma, mas fico feliz com a sua vitória.
Pra nós mulheres, isso é uma PUTA vitória. Mostramos q somos capazes de chegar onde queremos!
Ao mundo mais machista em q vivemos, isso é um GRANDE passo!

Bom, vamos ao titulo do post!
Outro dia eu tava lendo um blog q eu adoro. Acompanho há muito tempo e reli um post q ela fez com diquinhas às novas gravidinhas do pedaço. Achei o máximo o post, pq eu no finalzinho da gravidez, já posso passar um pouco dessa experiência maluca pra vcs, q estão começando agora! rs
O blog em questão é o da Débora e do GATINHO do Vicente.
Sempre me inspirei na história dela. Uma tentante doida, assim como todas nós, e q conseguiu seu positivão e hj Vicente está ai lindo com 5 meses de vida! Até hj corro lá pra ver as postagens antigas dela.

Estrias
Graças ao bom e maravilhoso Deus eu não sei ainda o q é isso, apenas as estrias antigas, q já existiam e não mudaram em nada, mas NENHUMA na barriga!
Mas claro q desde o comecinho eu cuido disso. Talvez não como deveria, confesso, muitas vezes me esqueço de passar o creme.
Logo q descobrimos a gravidez, meu marido comprou um creme ótimo chamado Hidramamy. Caaaaaroooo, mas muito bom. Não sei dizer a vcs se o não aparecimento das temidas estrias foi por causa dele ou não. Mas claro q na gravidez, deeeeesde o começo, a gente tem q cuidar disso SIM.
Não pensem q a barriga ainda não está crescendo q não se tem q cuidar disso. Elas surgem do nada! Principalmente se vc engordar rápido e demais...em curto espaço de tempo!

Peso
Assunto complicado!
Eu tive MUITA sorte, pq no começo da gravidez, eu emagreci quase 10 kgs, por vários motivos. Tb quando engravidei, fiquei meio neurótica com isso, por ter engravidado gorduxa já. Nada estético, coisa de saúde mesmo. Ficava apavorada com a possibilidade de engordar 20, 30 kgs na gravidez e ter inúmeros problemas por causa disso. Minha pressão nunca foi baixinha, e com o aumento de peso, ela só subiria mais durante a gravidez, e isso seria péssimo. Medo. Então busquei inúmeros métodos pra não engordar tanto assim.
Primeiro passo: fui à um endocrinologista. Descobri tireóide alta, e comecei a tratar. Com o tratamento disso, meu metabolismo começou enfim, a trabalhar. Então, com o metabolismo funcionando, uma coisa levou a outra.
Como no começo da gravidez eu enjoei MUITO, não comia. Mesmo. E com o tal metabolismo acelerado, eu emagrecia rápido tb.
Segundo passo: Procurei uma nutricionista. Posso dizer com todas as letras: FOI A MELHOR COISA Q EU FIZ. Além de começar a comer de forma mais correta, aprendi INUMEROS truques e coisas q eu nem imaginava!
Resultado dessa junção toda? 5 kilos ganhos em 7 meses de gravidez, quase 8! Feliz né? Não pela beleza, pq vejam bem, eu sempre fui acima do peso, mas por tudo. Tudo melhorou em mim.
Fica a dica!

Compras/Enxoval
Bom, eu sempre fui bem mais lerdinha q meu marido. Ele é um cara acelerado, q quer resolver tudo o mais rápido possível.
Qdo eu estava entrando no 4º mês de gravidez, ele já queria ir comprar o quartinho. Achava aquilo um absurdo, pq vejam bem, tava muito no começo, eu ainda estava insegura e tudo mais, achava cedo demais.
Mas ele acabou me convencendo. Ele dizia (o q hoje eu dou MUITA razão a ele) q qdo eu estivesse mais pesada, de mais tempo de gravidez, eu não ia querer sair pra ver essas coisas. Dito e feito né? Hj eu pago pra não ter q sair de casa, salvo pra ir trabalhar!
Então a dica é essa mesma. Compre tudo q puder, antes. Bem antes. Depois q a barriga começar a crescer e aparecer mesmo, ela pesa um absurdo. Andar fica complicado, ficar sentada fica complicado, enfim! Nós compramos o quarto e arrumamos ele todinho, eu não estava com nem 5 meses ainda.

Chá de bebê
Eu não queria fazer, mas depois, adorei!
Foi um momento gostoso, onde eu reuni familia e amigas, e de quebra ganhamos coisinhas uteis e fralda, muita fralda.
(muita é modo de dizer, pq na prática a gente sabe q aquele monte de pacote acabam rápido como água no deserto..rs)
Mas é gostoso.
Mas aí vai outra diquinha mágica: Faça com 6 no máááximo 7 meses de gravidez, depois disso, cansará MUITO e vc talvez não aproveite tanto como mereça.

Escolha do GO
Essa parte é algo bem pessoal pra mim...rs
Hj estou mais acostumada com o meu GO, mas a minha dica é: ou faça o pré-natal com um GO q vc já conheça, q já se trate há algum tempo, é bem melhor. Se vc fizer q nem eu, q comecei o pré natal com um médico q eu NUNCA tinha ido, confunde um pouco. Pode não ser confortável e nem bacana. Claro q depois de tantas consultas, a gente se acostuma e pega confiança, mas até chegar nesse estágio, muita água rola debaixo dessa ponte, e q eu nem preciso dizer a vcs né? rs
Hj estou em paz com a escolha q eu fiz.

Cuide do que lê e vê
Nem preciso dizer aqui, que pra mim esse é um dos itens mais importantes dessa lista.
Gente, pra uma grávida de 1ª viagem, cheia de neuras e medos, tomar cuidado com o q se lê na internet ou o q se vê por aí é o mais importante, meio q faz parte do pré natal...rs
Eu digo isso pq eu sofro ainda muito com as coisas q eu leio por aqui.
No começo é BEM pior. A vulnerabilidade de uma gravida é enorme. Tudo q a gente lê, a gente absorve. Absorve e sofre.
Portanto, evite essas coisas. Eu sei pq eu não sou burra, q não é pq aconteceu com fulando, vai acontecer com vc. Não mesmo. Mas a gente se borra de medo e gente, vamos combinar q qto mais informação temos, pior é. Eu acho. Existem inumeras coisas q eu nem fazia ideia de q existia, e lendo besteiras na net, conheci as mais tragicas histórias e sofria a cada uma delas.
Tente não ler e não absorver histórias de pessoas (pq são muitas) q não te fazem bem. Tudo na vida tem os dois lados. A gente geralmente só conhece um lado e qdo é o lado bom da coisa, a gente tem q ficar longe do outro lado dessa história.

Ansiedade/medo
Desculpa as mais corajosas, mas eu sei q lááá no fundo toda gravida passa por isso. Toda gravida sente medo e ansiedade, por mais corajosa q ela se auto entitule.
Estar gravida é algo surreal. Vc sabe q está, vc vê no US seu filho, vc escolhe nome, monta o quarto, conversa com ele, sente ele se mexer demais, mas no fundo, não sabe quem ele é. Estranho demais isso. E isso, essa falta de conhecimento durante a gestação, é o q desencadeia esse medo todo.
Principalmente no comecinho, onde sabe-se q está gravida, mas não sente o bebe mexer ainda, a gente não tem como saber se está tudo bem. E fica meio neurótica com isso, to mentindo? E daí a gente fica quase sem unha, aguardando um US qualquer só pra termos essa certeza.
Eu infelizmente não posso dar uma dica a respeito disso assim: "controle a ansiedade e o medo, pq eles não fazem bem". Eu sei muito bem disso, mas eu mesma não sigo essa dica, então...rs
Até hj sou a rainha da neurose.
Mas aprendi a controlar isso dentro de mim, e se eu estiver com medo, dor, sei lá, eu na grande maioria, guardo pra mim. Aprendi isso na marra!
Mas q não faz bem sentir essas coisas, não faz mesmo. E não faz bem principalmente pra nós mesmas.

Beba muita água
Muita, muita, muita. O tempo todo.
Eu bebo muita água e costumo dizer q sou viciada nela. Isso é muito importante pra qdo a gravidez estiver no fim, por causa do inchaço.
Qto mais água se bebe, mais xixi se faz e menos líquido se retém.
Eu quase não inchei.
Só qdo está muuuito quente, eu fico um pouco mais inchadinha, nada desconfortável, nada q eu tenha q fazer escalda pés, ou arrancar a aliança. Nada. O bem estar na gravidez depende de nós, e depende das nossas atitudes láááá no comecinho, pra que no final dela, estejamos bem na medida do possível.


Acho q é +/- isso.
Como a Dê disse num post dela outro dia, o glamour da gravidez acaba. Mesmo. Principalmente no final. A gente já não se sente mais linda e glamurosa com a barriga, pq essa mesma barriga pesa, dói.
A gente está já cansada, e como somos mulheres q queremos abraçar o mundo, mesmo com 8 meses de gravidez, não nos damos trégua.
Eu falo por mim, q ainda estou trabalhando e trabalharei até o começo de dezembro, chego em casa, nem sento, faço um xixizinho e vou pra cozinha esquentar a pança no fogão. Lavo a louça, organizo tudo, tomo banho e só quero cama! Acordo 6:20 da manhã do dia seguinte, e faço as mesmas coisas. Mesmo me sentindo pesada, cansada. Por isso eu disse, eu PAGO pra não sair de casa, qdo posso.

Hoje entramos na 33ª semana de gravidez e entramos tb no 8º mês hoje!
Sim, pq eu conto o mês todo...
Hj, qdo me perguntarem qdo nasce eu já posso dizer: MÊS Q VEM!
Estou cada vez mais cansada (denovo...rs) e mais ansiosa.
As coisas não mudam muito...kkkkk

Foto da 33ª semana:


Meninas, desculpem o post gigante....rs
Denovo, se vc chegou até aqui, EU AMO VC...rs
Hj estou em casa, de folga, por isso me empolguei em escrever...kkkkk

Beijos e ótima semana a todas! :)

10 comentários:

Anônimo disse...

Que barrigona linda, na minha gravidez eu ganhei muitas estrias e olha que eu usava 3 tipos de óleos, 1 de manhã, outro de tarde e outro a noite, bom mas não tem problema.

Tbm fiquei contente com a vitória da Dilma, na verdade verdade votei em branco, mas entre os dois preferia ela mesmo...bjs e tenha um ótimo feriado.

Cláudia Leite disse...

Than,

Vc está com o corpo maravilhoso! A gravidez te fez um bem enoooorme.
Obrigada pelos seus comentários, alguns assino em baixo e outros sei que vou passar.
E mais uma vez digo que adoro seus posts imensos, tudo muito detalhado para nós.

bjo e bom feriado!

Eloise disse...

Than
Adorei as dicas, ganhei principalmente na parte onde vç diz Cuide o que vç lê e vê, realmente a gente por ser tentante, lê muita coisa na net e qd estamos grávidas a gente absorve e sofre com tudo.

No meu caso, que perdi meus bebês com 6 meses de gestação, principalmete eu cuidei muito de não ficar postando minha tristeza no blog, pois eu sabia que isso ia deixar muitas amigas seguidoras tristes e preocupadas, elas iam absorver minha dor e isso não ia ser bom...

Enfim hoje estou numa nova fase, tentando de novo e em breve estarei grávida e suas dicas são de muita valia.

Bjssssssssssssssssssssssss

Isabela disse...

Oi Than,

Está linda sua barriga !!!
Adorei este post, inclusive estou há dias tentando fazer um post com dicas para as gravidinhas, principalmente em relação ao enxoval, o que é prático e o que não é.
Logo logo farei isso.

Eu fui o contrário de você...no final eu queria mais era ir para a rua, sair...e me sentia linda ainda.

super beijo

disse...

Amigaaaaaa,
Concordo com tudo que vc disse, principalmente mcom o lance do peso que foi o que mais me atrapalhou
Beijos!!!

Renatinha disse...

Que linda que essa Anninha ta de deixando amigaaa!!
Muito linda mesmo!
Uma perguntinha... pq vc nao tem passado la no meu cantinho??
bjus

Karina disse...

No final fica tudo mais difícil mesmo, eu to com 37 semanas agora, e as vezes ficar muito tempo em pé parece impossível, mas teimosas como somos, eu exagero um pouquinho...rs!!!!

Bjos!!!

Keyla disse...

Than, que post gostoso de ler e as dicas são muito bem vindas, espero poder utilizá-las logo.

Realmente, qdo se é tentante a visão da gravidez é algo lúdico, onde se sabe do peso, dos enjoos, das estrias e de outras coisitas, mas se deseja tanto que parece que é fácil e bem se vê que de tranquilo não tem nada.

Qto ao manter-se longe das desgraças, aprendi essa lição na pele como tentante, porque o que não falta é um infeliz com uma história terrível que fala sem pensar e parece sentir prazer nisso e parece que eles adivinham o dia off da gente... imagino quando se está gravida então.. ai que medo!

Mês que vem conheceremos a Anna Laura.. OBA!!!

Bjos.

Unknown disse...

Amiga eu amo essas dicas!! E anoto todas!!

PArabéns por compartilhar.

Vc está com uma barriga linda!!!
Eu quero uma!!!!!rs

Bjs

aninha disse...

QUE BARRIGONA MAIS LINDA!!!
amei as dicas!bjO

redirect