15/02/2011

O hipotireoidismo, eu e o Ronaldo!

Daí q ontem com a aposentadoria do Ronaldo ele acabou falando q a culpa do aumento de peso dele é culpa do hipotireoidismo.
E hj só se fala nisso.
Mas eu, Thania, já conheço esse disturbio há quase 1 ano.
Sim, eu tb tenho hipo e descobri sem querer, num exame de rotina.

Eu estava tentando engravidar e não conseguia e tentava emagrecer e tb não conseguia.
Em 3 meses engordei muuuuito e achei q estava metendo o pé na jaca de comer.
Mas não.
Um dia meu GO me pediu um exame de TSH e T4 livre.
Pronto. Descobrimos a causa de vários sintomas q eu já estava sentindo ha tempos e não estava associando.
Minha menstruação estava muito desregulada.
Meu humor estava péssimo. (bom, nisso ha controversias, meu humor nunca foi dos melhores, com ou sem hipotireoidismo...rs)
Eu não conseguia engravidar.
Engordei demais e não conseguia emagrecer (Alo Ronaldo, meu brother de gordura!)
Meu GO me encaminhou pra um endocrino.
Só q qdo eu consegui marcar com a endocrino, eu já estava gravida.
Mais um agravante.
Pq gravidas com hipotireoidismo já é considerado uma gravidez de risco.
O hipotireoidismo na gestação pode acarretar varios outros problemas como aborto, pressão alta, placenta com problemas, etc e tal.
Bom, fiz varios outros exames e comecei a tomar um medicamento chamado Puran T4. Comecei a tomar o de 50 mg e todo mês eu TINHA q refazer os exames de sangue pra verificar como andavam meus hormonios da tireoide.
No 3º mes de gravidez, percebeu-se q os hormonios começaram a aumentar novamente (sim, qto mais alta a taxa de TSH, menor a qtde de hormonio q a tireoide solta no organismo) e eu tive q aumentar tb a dosagem do remedio.
Passei a tomar de 88 mg. (estranho, esse medicamento o unico q é redondinho é o de 50 mg, o resto é td quebrado).
E todo mes, impreterivelmente, eu tive q fazer o controle disso.
Eu fazia o exame de sangue e mandava por email pra minha endocrino.
E ela me dizia se eu continuava com aquela dosagem, ou diminuia, ou aumentava...
Pra vcs terem ideia de como melhorou, eu comecei a gravidez com TSH em 8, 54 (aaaaaaaalto!) e no ultimo exame, 1 mes antes da Anna nascer, o TSH estava em 0,65. Normal. Mas td isso graças ao medicamento, q eu não posso esquecer de tomar, pelo menos 1 hora antes de ingerir qlq alimento, ou seja, eu tomo ele por volta das 5 da manhã, todo santo dia!
E vcs lembram q eu emagreci muuuuito durante a gravidez? Na vdd emagreci 10 kilos no total até o 6º mes eu ainda estava emagrecendo. Isso tudo foi uma FELIZ associação da tireoide controlada (sim o metabolismo fica rapidinho e emagrecer se torna faaaaacil demais) e uma dieta rigorosa!
Só q como eu estava gravida e gravidez é puro horminio, fui orientada pela endocrino q, qdo a Anna nascesse, eu teria q refazer os exames pq provavelmente tudo iria mudar novamente. Curada eu não ficaria, pq é uma doença forever, infelizmente, mas com o nascimento dela, poderiamos diminuir a dosagem.
Bom, eu ja fiz os exames denovo, e só estou aguardando voltar no médico.
O q agravava tudo tb era o fato de q a Anna tb poderia nascer com esse disturbio. E o unico exame q detecta isso é o teste do pezinho. Claro q a Anna fez, mesmo pq é lei, e graças a Deus tudo normal com ela.

Pouco se falava sobre essa doença. Mas tudo q estão falando dela hj, eu ja conheço de cór e saltiado
Por isso é importante colocar esses exames tb no check-up anual, ou qdo for fazer exames de sangue, principalmente durante a gravidez (não são todos os médicos q pedem esse exame) e qdo se está tentando engravidar, pq qlq disturbio na tireoide, é fator importantissimo principalmente no quesito fertilidade. Sim ela causa infertilidade e muito pouca gente sabe disso e meu GO e minha endocrino disseram q, 40% dos abortos espontaneos ocorrem por causa de algum disturbio na tireoide não diagnosticado.

AINDA BEM q eu diagnostiquei rapido. E tratei. E trato ainda e tratarei pra sempre. Fazer o q?
Mas não é um tratamento chato, basta não esquecer de tomar o remedio todo dia e controlar. Pronto. Simples assim, nenhum bicho de 7 cabeças.

E vcs, já fizeram seus exames de TSH, t4 livre e T3??????

Beijos

8 comentários:

Vivia disse...

Sempre fiz, pelo menos 1 vez no ano e era tudo normalzinho. No final de janeiro de 2009, pertinho do casamento, fiz e deu normal novamente. Eis que em maio do mesmo ano, com imunidade baixa e menstruação resregulada, fiz novamente o exame e a danadinha já estava desregulada. Comecei com o Puran T4 de 25 mg e hoje tomo o Euthyrox, também de 25 mg (o último endocrino que fui me recomendou trocar o remédio, porque algum tempo atrás tiveram problemas em lotes do Puran). Problemas na tireóide são mais comuns do que a gente pensa...
No início me senti péssima ao descobri que precisaria tomar um remédio todos os dias, em jejum, pelo resto da vida. Mas, pior seria... Já me acostumei.

Engordei bastante depois disso, mas os médicos não dizem que foi por causa do hipo, apesar da alimentação não ter mudado tanto. Então, estou na luta para emagrecer!

Um beijo grande!

Poliana Canha disse...

Somos amigas até no hipo..kkkkk
Bjs querida!

aninha disse...

Oi flor... essa doença é terrivel mesmo, mais se controlada, tudo da certo... minha mãe tem... eu, ja fiz os exames e por enquanto não tenho nda!
bjO

Angel disse...

Oi Than...

Eu já tinha feito antes solicitado por uma cardiologista, uma vez que sou hipertensa...de depois qd já tentava engravidar e não conseguia...mas no meu deu um pouco alterado para Hipertireoidismo...que na verdade não se diagnosticou, era só uma leve alteração de tamanho e não o hipertireoidismo de fato.

Mas é sempre bom a gente ficar de olho!

BJS!

Faça ou Desfaça disse...

Bem minha linda, então vc está na hora de pedir sua aposentadoria também rsrsrsr pena não ter jogado futebol, né?rsrsr
E nossa Anninha???vejo as fotos no orkut..ela está lindinha como a tia-vovó dela, claro "Eu" rsrrss
beijocas carinhosas pra todos, em especial pra minha Anna Laura

disse...

Than

Isso é sério mesmo e tem que ser controlado pra vida inteira, minha sogra e meu cunhado vão ter que tomar Puran pelo resto de vida o médico disse.
Minha gineco sempre vai a congresso e agora eles são obrigados a incluir a ultrasson de tiroíde nos exames de rotina.

Beijocas pra vcs.

Déia disse...

Eu vou dar a mão pra vcs, tb tenho hipo hehe mundo véio sem porteira kkk
Eu queria ja estar com o corpicho tinindo, mas....n consigo !!
Fazer o q né?
bj

Rô, Vivi e Anna C. disse...

Oi Than, tudo bem?

Olha só, quero comentar sobre o post anterior posso?

Todo mundo me dizia para deixar Anna Clara dormir de barriga para cima, pois era a posição recomendada e tal. Acontece que eu e meu marido nunca fizemos isso. Anna Clara tinha muitas cólicas e por conta disso, colocavámos ela para dormir de barriga para baixo. A barriguinha esquentava e ela dormia muito melhor.
Assim como Anna Laura ela se desvirava, alias até hoje é um agito só. As vezes de manhã cedo quando vou pegá-la no berço para mamar, ela estra atravessada com os pés entre as grades ou com a cabeça virada do lado oposto, toda descoberta... rs

Enfim, nunca tivemos problema em colocá-la de barriga para baixo. Mas isso é de cada um. Eu também não sou experiente. Mas funcionou conosco.

Bom, estamos aqui para trocar experiências certo? vamos nos falando.

Um beijo e um sorriso.

Vi, Rô e Anna Clara

redirect