11/05/2011

O que eu tb ñ entendia...

Verdade seja dita: antes de ser mãe a gente nem sonha como é dia dia de uma mãe, com um bebe, e de primeira viagem.
Hoje, vivenciando a experiência na pele, fico tentando lembrar de como eu imaginava q era, mas ñ consigo.
No final da gravidez, eu vivia reclamando q tava cansada e tal e precisava como nunca da minha licença maternidade. Mas eu sabia q só tiraria poucos dias antes da Anna nascer. E foi o q aconteceu. Me lembro q no ultimo dia de trabalho, uma colega muito querida me disse q enfim, eu ficaria "de férias" durante 4 meses. Eu concordei, mas sabia, pelo menos imaginava q não seria férias própriamente ditas. Mas eu imaginava q eu descansaria APENAS antes da pequena nascer.
Daí hj recebo um email de uma outra amiga e respondi. Ela me respondeu o q eu estava fazendo acordada aquela hora já. Tipo umas 8:30 da manhã. "como assim o q eu to fazendo acordada?". Daí caiu a minha ficha de q muitas pessoas acham q a mulher deixa a vida profissional pra ficar em casa cuidando do filho, ela dorme o dia todo, ou seja, ñ faz porra nenhuma. Eu tb tinha um pouco essa ideia. Achava q eu, mesmo depois q ela nascesse, ia ficar meio q de bobeira, assistindo sessão da tarde e programas vespertinos na TV. QUE NADA!
Se eu conseguisse medir hoje o q eu trabalhava fora antes pelo q eu faço hoje, o q eu faço hoje, em casa cuidando da Anna Laura é MUITO mais trabalhoso, cansativo e requer MUITO mais esforço e paciência do q qlq outro emprego ou ofício do mundo. Mas isso só aprendi sentindo na pele mesmo, como eu disse!
Outro dia tb lendo um blog, a menina, prestes a ter o bebe, estava pensativa qto a sua carreira. Voltar ou não. Ela relatava q queria voltar pq ñ sabe ficar sem fazer nada. Daí eu comentei q ela JAMAIS com um bebe em casa vai ficar sem fazer nada. Gnte, tem dias q eu nem sento. JURO! É um corre corre danado. 
Não tenho lá muito tempo pra arrumar a casa, fazer comida, tomar banho e fazer xixi e coco. Tudo é correria. Claro q com um pouco de organização, da pra se fazer de tudo ainda sobre um tempinho pro blog e pro Face. Mas ñ é aquela moleza q a grande maioria acha q é. Eu mesma achava q seria facil.
Eu consigo fazer, a maioria das coisas de casa, qdo a pequena está dormindo, e daí em meio a um dilema inacreditável, eu tenho q escolher entre deitar e descansar junto ou ir fazer as coisas. As vezes eu demoro tanto pra tomar essa decisão, q ela acorda...rs
Daí, hj nesse sm email, qdo eu respondi a essa amiga q sim q eu tava acordada fazia tempo e q Anna acorda por volta das 5 da manhã, ela ñ acreditou. Sim, todo dia, queria eu ou não, estando eu morta de sono ou não, seja sábado e domingo ou ñ, estou eu acordada as 5 da manhã. Muitas vezes cambaleando, outras de boa. Isso varia.
Daí eu comecei a pensar. Desde q ela nasceu eu nunca mais fiz as coisas conforme a minha vontade. 
Nunca mais dormi qdo eu tive sono. Sempre durmo qdo ela dorme. As vezes vou pra cama sem muito sono, mas preciso aproveitar o sono dela pra poder descansar tb, e muitas (quase todas...rs) vezes acordo sem ter vontade de levantar, ainda com sono e com frio, querendo aqueles 5 minutinhos q o despertador nos dá sabe? Mas com filho, não rola esses 5 minutinhos. É acordar e pular da cama, sem "soneca"...rs
Já quis ficar deitada assistindo TV a tarde, mas não dá. Só se ela dorme e mesmo assim, olhe lá!
Vou ao banheiro e carrego a pequena no carrinho. Ela assiste a tudo...rs
Só tomo banho qdo minha mãe sai do trabalho e passa aqui. Todo dia. Eu tenho q tomar banho nesse mesmo horário e já fiquei 1 semana sem lavar o cabelo simplesmente pq eu tomo banho tão rápido pra liberar a minha mãe, q esqueço do cabelo.


E tudo isso aprende na marra.
Antes dela nascer eu tb pensava como essas minhas amigas. Achei q entraria de férias. Mas a gente sabe q ñ é bem assim. 
Cuidar da casa e de filhos cansa MUITO mais, mas pouquissimas pessoas (as vezes nem o marido) dão o valor q merecemos.
Geral acha MESMO q a gente ta de bobeira, coçando o saco, só aproveitando! Rá!


Não to reclamando, mesmo pq pode ser a tarefa mais cansativa do universo, mas de longe é a mais gratificante, ever!


************
Agora mudando o assunto um pouquinho...rs...
Eu disse ontem q falaria sobre meu primeiro dia das mães hj né. Pois bem.
Foi lindo, incrível e eu a cada segundo do domingo (e de todos os dias né...rs) me senti a pessoa mais feliz e mais abençoada do planeta.
Ganhei presente do marido e da minha, mas sério, ñ tirei foto pq né...ficar tirando foto de tudo sempre ñ dá...rs...ganhei uma blusa do marido e uma caixa pra guardar toda a tranqueira de brinquedos q Anna Laura tem e tava tudo espalhado...rs..adorei!
Dei presentinhos pra minha irmã tb, afinal, gravidinha tb estava comemorando com a gente o dia das mães.
Agora o q eu tb falei q diria né. O sexo do meu sobrinho.
Bom, sábado ela foi fazer a TN.
Tudo perfeito com nosso moranguinho, serelepe e tudo mais e a médica deu de probabilidade 80% de chances de ser uma menininha!
Oin....Anna terá uma prima. q tudo!
Minha irmã ta com medo q a médica tenha "errado". Mas eu acredito nesses 80% e pronto! rs
Já tem até um nome prévio...rs...Maria Fernanda!
Mas tudo pode mudar. Cabeça de grávida né...rs..




Então é isso!
Princesa acabou de acordar!
Fui!


Beijos

21 comentários:

Blog da Pandinha disse...

Ah minha querida, se td mundo tivesse a chance de perceber q dona de casa mao é dondoca....kkkkk

Amanda disse...

Nossa, li, amei e assino embaixo!!!!
Than, os posts que vc fez na semana do dia das mães foram o máximo, sério, foi uma coisa sincera, cheia de sentimento e eu me identifiquei mto!(até mandei o marido ser feliz tbm... nem acreditei qndo li seu relato, cherei litros por ver que não sou a única).
Vou confessar que minha casa fica uma zona, pq qndo a Maria Julia dorme eu descanso, sou uma péssima dona de casa... e banho, morro de vergonha, mas já fiquei sem banho, pq ela dormiu e eu tinha que escolher, ou banho ou sono, tem dúvida? Cai na cama!!!!!
Ahhhh, sobre o Cinematerna, vamos na próxima, menina!!!!! Tbm fiquei receosa qnto ao Ar Condicionado e o barulho, mas pode ficar tranquila, o Ar fica muuuito fraco e o som tbm é bem mais brando que o normal, assim como a iluminação é melhor e tem trocador com fraldas de vários tamanhos, lenços e uma moça 'anja' com lanterninha pra te ajudar.
A Maju dormiu o filme todinho, mas se a pequena chorar relaxe, ninguém liga não, tem um montão de mamães que assitem ao filme em pé, e todas além de fofocarem se ajudam e são compreensivas! Amei, e na próxima vc vai tbm, tá intimada...rsrs imagina a Maju e a Lau-lau juntinhas...ainnnnn qui linduuuu!

Júlia Cristina disse...

oi amiga... hahahah mto verdadeiro seu post... é bem assim trabalhamos mto mais em casa com nossas princesas....
por falar em trabalho, como estao as coisas por la????

Priminha é tudo de bom... Lindo nome...

Bjao... e que bom que o dia das maes foi especial... a gente merece.

Poliana Canha disse...

Than, ai, imagino que não deva ser facil, mas é gratificante né amiga!
Eu já convivi com RN e sei que exige muitooo da mãe, mesmo os mais calminhos e mais sonolentos são cercados de cuidados e rotinas.
Mas amiga, eles crescem e temos que aproveitar essa fase onde eles são ainda dependentes de nós!!
Bjsssssss

Bruna Almeida Rolemberg disse...

Realmente as pessoas pesam assim, eu não penso porq acompanhava a minha mãe em tudo que ela fazia quando ia cuidar do meu irmão e sei que não é nem um pouco fácil...Mesmo assim quero ser mãe.rsrsrs.
Nossa tem tanto post de alguns blogs que eu leio que acho o fim a pessoa reclamando de tudo que diz respeito ao filho, pelamor. E não é só em blogs não na minha família tbm tem umas pessoas chatas que fica dando aqueles palpites que vc ñ pede sabe? Ainda mais agora que eu vou casar o que mais escuto:' Não vai arrumar filho agora não senão já era o casamento feliz'...E eu penso: que horror até parece que um filho estraga um casamento, muito pelo contrário traz alegrias.
Ah mais nem ligo, entra num ouvido e sai no outro hehe

Beijos

Juliana Machay disse...

Seu post foi tão importante pra mim que refleti e resolvi escrever alguma lá no blog hoje.

Lu do Deninho disse...

Nossa Than......vc parece que adivinha pensamentos !
Essa semana mesmo eu tava pensando nisso, que depois que a Julia nascer eu não vou ter mais 5 minutinhos na cama, banho demorado, e que as pessoas sempre acham que mãe fica em casa dormindo....

É profissão de 24 horas por dia, mas que todo amaaaaa !!!

bjuss

Angel disse...

Só quem não tem filhos pode achar que se fica de bobeira com criança pequena em casa!!!Doce ilusão...Isso não existe!!rsrsrsrs...

Mas muitas pessoas pensam assim...eu tenho absoluta certeza que os 6 meses que passarei em casa serão assoberbadíssimos...mesmo contando com a ajuda da Regina ( nosso power anjo da guarda!!)afinal a mãe sou eu e ainda tem meu príncipe Davi que sem sombra de dúvida demandará atenção nesse meio tempo!!!

BJS...

Leila disse...

estou por aqui sempre, mas acho que é a primeira vez que comento.
Tenho uma filha de 2 anos. Engraçado que hoje em dia, estou pensando em engravidar de novo, eu não consigo lembrar como era esse tempo de não ter tempo para nada... É igual tentar lembrar a dor do parto. Só lembro que doeu, mas não lembro direito como era...
Coisas da natureza. Acho que se não fosse assim, todo mundo parava no primeiro.
Beijo,
Leila.

disse...

Amiga,
Eu planejei voltar da minha licença magérrima, queimada de praia e mega descansada... ilusão né!!! Essas duas semanas antes de voltar enquanto o Dudu está na creche eu estou em casa organizando as coisas do lar para minha volta ao trabalho e voltarei branca feito uma doente, barriguda e cheia de olheiras...rsrsrsrs...
Mas tudo vale a pena diante dos sorrisos dos nossos filhotes e por falar nisso, parabéns para a Anninha... linda demais!!!
Outra coisa: quando vcs virão ao Rio nos ver??? Pensa nisso...
Beijos!!!

Michele disse...

Uhum, compartilho disso com você, Than! Lavar o cabelo, só quando meu marido chega um pouco mais cedo (umas 21h) ou quando minha mãe passa em casa. Ou seja, a cada 3 ou 4 dias! rsss

Beijos nas 2!

Karla disse...

É cansativo Than mais como vc mesma falou no final é tão gratificante ver o sorriso tão lindo da sua filhota né. Parabéns pela sua maninha e que venha uma menininha né.

Beijos

disse...

Ai eu tava na conversa, hehehe...
Verdade Than, filho é trabalho em dobro, muito maior que qualquer outro... sempre quando atendo uma mulher e pergunto se trabalha fora e ela me diz que não trabalha só cuida da casa e dos filhos, sempre digo que então ela trabalha em dobro.
Por isto que eu disse que não sei o que fazer quando tiver meu filho... vou querer abandonar emprego... mas né...

Bjos e fiquei feliz de poder estar aki de novo!

Unknown disse...

So mães que tb cuidam dos bebês pra se entenderem, hoje de manhã a Alice acordou e meu marido perguntou se ainda era cedo, eu disse que não, já eram 6:50, hihihihi isso não é mais cedo pra mim, semana passada fui ao médico depois das 18:00, ele eprguntou se eu vinha do trabalho, eu disse que não que cuidava da minha bebê, pois esse senhor entende, disse que eu vinha então eu vinha de um trabalho de 24 horas ;)
bjs

Marcelly disse...

Nossa Than é bem assim mesmo viu !
Meus filhos agora estão maiorzinhos e muito mais independentes claro, mas, um bb exige muito da gente né ?
Num dá tempo de arrumar a casa, fazer comida e muito menos ir ao banheiro, rs, mas, só quem é mãe sabe o trabalho q dá, as outras pessoas acham q é frescura !
Muito bom post esse seu viu !
Bjks !

Giovanna baby!! disse...

A gente penssa tanta coisa, julga tanto e depois aprende que não é apenas amamentar e sim doar-se por completo a alguém que talvez nem valorize...mas o importante é ser Mãe e fazer com que os filhos sejam seres humanos dignos da Felicidade!!

Bjos e o meu primeiro dia das mãe tb foi muito especial!!

Maura Simon disse...

Nuss Than, cansa só de ler, sabia?? Eu já digo pra minha mãe que prefir trabalhar a tirar férias, pois trabalho em casa é dobrado, imagina com uma figurinha dessas tomando 1000% do nosso tempo?? Ser mãe deve ser realmente a experiência mais gratificante das nossas vidas, mas um descansinho básico só lá de vez em quando não faria mal né?? E uma valorizaçãozinha bem pequena tb... rsss
Bjos!!

Merciana Amorim disse...

Olá, tem um selinho especial pra vc lá no meu blog, confere lá, um Bjão pra vc !!!

Déia disse...

Oiii Querida!!

Eu tb tenho passado um sufoco com o Leo!! Não tenho tempo pra nadaaaaa e agora com 7 meses , ele n quer saber de sentar, nem deitar, só quer ficar em pé kkkkkk
Feliz dia das mães atrasado!
bj
estou de volta, manda seu email pra deagalletti@gmail.com pra eu te convidar pro Divã e blog do Leo que agora serão só pra convidados!
bjs Déia

disse...

Oi Than, fiquei feliz que agora posso novamente acompanhar o seu blog, muito obrigada. Nossa dizem que em casa e com criança o trabalho é triplicado cada hora é uma coisa e imagino que não deve parar um minuto né. Que delícia ela vai ter uma priminha adorei o nome acho lindo, minha prima se chama assim e todos chamamos ela de Mafe, nossa a Ana está enorme e muito linda, o que é essa chupeta do Palmeiras? Deve ser coisa do Pai né kkkk....
Beijos e bom fim de semana pra vcs!

Bruna Almeida Rolemberg disse...

Oi, vim te convidar para conhecer meu cantinho onde vou falar sobre o meu sonho de ser mãe.

Beijos

http://umsonhoadois-mamaebruna.blogspot.com/

redirect