22/03/2012

Alimentação. Uma polêmica eterna!

Daí q ontem, depois da Anna assar como nunca havia assado na vida, me ligaram da creche (pausa pra um quase infarto qdo a moça diz: Thania, é da creche da Anna....pensam q eu quase morri?...rs) pra me falar que a Anna tava muito assada, se eu sabia, o q elas poderiam fazer, enfim...o negócio tava BEM feio. Quase carne viva.
O q aquilo deveria estar doendo, não é brincadeira não!
Cheguei em casa, e troquei a fralda da Anna e CARACAAAAAA...tava feio mesmo! Pior do q eu imaginava. Anna nunca havia ficado assim.
Fomos à farmácia comprar Dermodex Tratamento, q é umas das melhores soluções pra isso, mas o farmacêutico (nosso amigo e padrinho de casamento) nos orientou a levar a Anna ao PS pediatrico pq aquilo poderia virar uma infecção de pele.
Ok.
Levamos a Anna e o médico receitou a Dermodex mesmo e uma pomada corticóide pra tirar a inflamação e a possível coceira.
Aí, perguntei as possíveis causas daquela assadura monstro na pequena.
ALIMENTAÇÃO.
Ela anda comendo algo bem ácido, por isso aquilo estava acontecendo.
Ácido?
Pensei, pensei, pensei e soltei...TOMATE. Domingo, Anna comeu MUITO tomate.
O pediatra me olhou com cara de poucos amigos. Tomate Ñ DEVE SER DADO À CRIANÇAS DEVIDO A SUA GRANDE ACIDEZ. 
Eu juro q eu não sabia!
Alguém aí sabia disso?

Enfim...daí escrevi isso pras minhas amigas mães do facebook. E quase todas foram unânimes: os filhos delas sempre comeram tomate e nunca tiveram problemas com assaduras. 
Maaaas...começamos a falar sobre a alimentação dos nosso filhos.
Ok, minha filha come tomate, miojo, chocolate...rs...Anna comeu até bala Dimbinho, sabem qual? rs
Comeu.
Eu ofereço à Anna tudo q eu estiver comendo.
Miojo já dei inúmeras vezes e até, pasmem (hahahaha) com aquele temperinho sinistro.
Anna já comeu pizza, esfiha, queijo, chocolate, alfajor, pipoca, sorvete, bala, e por aí vai...
Acho q dessas porcarias todas, Anna só não tomou refrigerante ainda (H2O é refri? Pq isso ela já tomou e amou! rs) e nem chiclete, por motivos óbvios...rs
Daí eu penso: eu falando isso, vcs devem me achar uma merda de mãe né?
Pq a Anna deveria comer frutas, legumes e verduras e só.
É, eu acho isso tb.
Mas desde q a Anna foi liberada pra comer "qlq coisa" eu meio q levei ao pé da letra e a primeira bolacha q eu ofereci à ela foi Trakinas, e daí não parou mais...rs
Eu de longe não sou a pessoa mais saudável do mundo. Isso é fato.
Mal como frutas, mal como verduras, muita mal como legumes.
Ok, eu deveria preparar uma comida pra ela especialmente. Deveria né. Mas não faço isso.
Claro q eu tomo cuidado com açucar, essas coisas, mas Anna tomou chá com açucar normal, com 3 meses de vida. Paciência. Eu achei o chá muito sem graça e taquei açucar...rs...e ela q nem é boba, tomou. Sem açucar ela nem engolia.
E depois me diziam: ah mas o bebê não tem paladar, não sabe diferenciar o doce do salgado. Então o q explica ela, aos 3 meses, recusar o chá sem açucar e tomar 80 ml de chá COM açucar? Explica q ela tinha SIM paladar né gente!
Criança pode ser tudo, menos burra...rs...
Hj, claaaro q o paladar dela é bem mais apurado.


Se eu me culpo e me auto julgo por isso?
Não.
Ah gente não serei hipócrita né.
Não me culpo por dar essas coisas à Anna pq ela é criança. Criança come essas coisas mesmo, é a vida, a minha infância foi assim e cá estou eu viva e sem problema algum de saúde. Gordinha sim, mas isso é sem vergonhisse de adulto! rs
Se eu não der, alguém sempre vai dar, isso é praticamente inevitável.
Então q seja EU dando, né! rs
Assim EU controlo, eu sei qdo parar...essas coisas.


Mas ó, Anna é uma menina beeem saudável viu.
Não é por causa do Danoninho q eu dou quase todo dia, ou dos pedaços de pizza q ela come junto com a gente q ela não seja saudável.
Tenho q confessar q, até nesse ponto, a creche ta salvando a pátria por aqui.
Anna come MUITO bem lá, come coisas saudáveis ( o cardápio diário de todas as refeições ficam colados na porta da classe!), come fruta, tudo isso q em casa, nem sempre.


Óbvio q eu não quero q minha filha se torne ima adulta obesa e cheia de problemas.
Claro q não.
Por isso eu disse, EU dou, EU controlo, EU sei qdo ela deve parar.
E faço isso com louvor.




Ok, comecem a jogar as pedras! rsrs
Eu aguento...rs




Beijos





19 comentários:

Amanda disse...

Você bem sabe que por aqui é ingalzin!
E refri a Maju já provou, mais de uma vez e mais de um sabor, e não gostou (alguém tem que ter juízo, se não sou eu nem o pai, que seja a filha!)
Sabe o que eu penso de quem joga pedras em relação a alimentação de NOSSOS filhos? Vão cuidar de seus rebentos e deixa que da minha cuido eu! Não tenho vergonha não, até na retrospectiva da Maju coloquei ela comendo chocolate e pirulito, ela é criança, se não comer essas bobagens agora, qndo será?????

Solange Carvalho disse...

Thania, vou contar minha experiência sobre assaduras da minha filha de 6 anos que até hoje tem, e as vezes muito feia!!, enfim, ela não come tomate, mas come bastante chocolate, Dermodex pra ela não serve, aquela pomada da Xuxinha é ótima p/ ela, outra coisa se tiver umas bolinhas em volta da assadura eu passo NISTATINA é um creme ginecológico, mas que mata estas bactérias, tenho sempre nistatina em casa, não é pra passar dentro da pereca, passo nessas bolinhas que eu não sei se a sua filha tem.

Mamãe da Julia disse...

Thania, vou falar primeiro da assadura, a Julia ja teve VÁRIAS assaduras já levei várias vezes no hospital, e aquelas assaduras de estar CARNE VIVA, e agente não sabia o porque da assadura e os médicos receitava Nistatina + Óxido de Zinco até que era boazinha, mas uma vez minha sogra me disse porque vocÊ não passa MAISENA, eu olhei assustada e ela disse que sempre passava nos filhos dela e sempre melhorava, pronto foi eu passar Maisena, no outro dia a JUlia não tinha mais nada, NADA DE ASSADURA era até incrivel aquilo ter sarado de uma hora pra outra, eu deixava na geladeira, dava banho tudo certinho e depois passava na assadura e um pouco na fralda no outro dia estava livre ! rs Se você quiser tentar, opinião de mãe tá =)
E referente a alimentação, e não é que eu me identifico muito com você?! É nossas filhas são iguais, a minha come de tudo SEI bem controlar ela, e ela tá aqui cheia de saúde e alegria, não sou fresca, ja tomou refri, chupou sorvete sozinha, macarrão, doce e tudo mais. Tudo que eu estou comendo ela pede, e eu dou um pouquinho pra passar a vontade, e cá entre nós é uma delicia ver eles se saboreando com cada coisa né?! hahha
Bjs ;)

Carol disse...

Than querida, o Luquinhas come super bem e nunca comeu nada disso que vc comentou, porééém, pela primeira vez na vida, está com uma assadura. Nao é feiona, mas tá ali, persistente.

E justo ao mesmo tempo que incluí o tomate na alimentacao dele (aqui na Argentina só se dá tomate pras criancas perto de um aninho mesmo, é extremamente ácido e tem potencial alergenico alto). Daí agora to tirando o tomate pra ver se a coisa some e fazer a contra-prova, tendeu? Pq vc nao faz isso? Tira o tomate todo que ela come e observa. Dps inclui de novo e ve se rola assadura de novo!

beijos, boa sorte!

Futura mãmã disse...

Ainda bem q vc deixa aqui as suas experienciasv e ngm tem q mandar pedra...vc e mae vc sabera o melhor... pode errar ate, mas tds erramos n e verdad...
bjo

Marcelly disse...

Então Than, eu acho q alimentação infantil têm q ser controlada mesmo, pq assim, tudo em excesso faz mal !
Até os 2 aninhos dos meus filhos eu controlei bastante a alimentação deles, não dava chocolates, nem miojo, nem coisas muito condimentadas e tacava legumes e frutas nele, rs !
Conforme eles foram ficando maiorzinhos eu ia liberando mais "possibilidades" no cardápio deles, mas, mesmo hj em dia eu ainda tento controlar um pouco, principalmente minha filha q têm uma alergia e não pode comer algumas coisas...
Então, assim, eu acho q têm q ter equilíbrio mesmo né ?
Mas, essa é só a minha opnião !
Bjo, bjo !

Valéria disse...

SOu igualzinha vc meu filho também sempre comeu de tudo, e não sou exemplo de alimentação, nunca tive esse negocio de regra na alimentação dele, não pode isso, não pode aquilo, doce nunca... Magina aqui eu controlo mas é tudo liberado sempre foi, e ele é um touro de forte super saudavel, admiro que faz a alimentação dos filhos bem saudadevel, mas pra mim criança é criança e tem que aproveitar.. bjus e melhoras pra Anna Laura.

disse...

Amiga,
Esse lance de alimentação é critério de cada familia e eu respeito cada um deles...
Por aqui o Dudu teve assaduras sim, mas tenho certeza que foi por cause dos suquinhos de soja de maçã, pessegou ou maracuja que ele toma um porre...rs.
Outra coisa, está aí mais um mega ponto positivo da creche... lá eles comem de forma saudável... e aí eu me sinto a vontade para fazer umas besteiras nos finais de semana com o cardápio do Dudu até porque lá em casa nossa alimentação é péssima. Então o cardápio do baby se resume a macarrãozinho, frango desfiado, feijão, ovinho cozido, gelatinhas, mucilon, biscoito maizena e frutas... nada de legumes ou verduras...eca!!!
Agora eu ainda não tenho coragem de dar doces, refrigerantes e tal para o Dudu... penso que é obvio que vai chegar a hora que ele vai querer experimentar um brigadeiro na festinha, mas o que eu puder evitar eu vou evitar... mas não tenho grandes neuroses não... o dia que ele quiser e pedir eu dou!!!
Melhoras pra Anninha e mais um ponto para a nossa amiga creche...rs
Beijos!!!

Angel disse...

Ahhhh Than...essa coisa de alimentação é phoda mesmo...

Lulu tb sempre comeu tomate eu nem de longe sabia que isso poderia acontecer...e falando nisso tenho que confessar que na última consulta da pediatra fui descascada...quase que a mulher me bate....Me esculachou!!!Pq diz que eu só dou carboidratos pra criança ( não é verdade!)Bem que eu tento organizar os grupos alimentares direitinho...mas Lulu fica doida qdvê a gente comendo...e só que o que a gente come!!!Pizza...bolo...bolachinhas...Danone...arroz...macarrão...etc..etc..
A comidinha dela é feito em separado ainda, mas ela come o dela e o que os outros comem ela tb quer!!
Não vou deixar a bichinha passar vontade...dou...na medida certa né...só um pouquinho pra ela provar e não passar mal..mas eu dou sim!Paciencia!Ela tem vontade ué!

Acho maldade vê-la abrindo a boquinha pra provar e eu negar!!!Nem pensar!

Enfim...a gente busca sempre fazer o melhor, mas ninguém é perfeito!

Bjs...

Mamãe do Otávio disse...

Não! Parabéns!!!
quem me dera ser assim com a alimentação do Otávio...
ainda sou muito cricri!

beijosss

Andrea Fregnani disse...

Than, vc me conhece né, somos bem diferentes, mas adoro a sua honestidade e sinceridade e "dá licensa que a filha é minha" ;)
Eu dou tomate pra Alice desde bem antes de 1 ano, nunca tivémos problemas, mas dever ter criança masi sensível mesmo, vale a pena parar um tempo e depois testar novamente,
bjs

Aline Lima disse...

Thania ainda não sou mãe, mas pretendo ser..o meu sonho. Visito sempre o seu blog...e adoro.....adoro tudo que vc escreve. A sua filha é uma princesa, um presente de Deus. Não tenho filho, mas sou tia e madrinha coruja.....rsrs.
Parabéns pelo blog!! Deus abençoe sua familia!!

Grauce disse...

Jogar pedra? Eu?? É mais fácil eu ser apredrejada com vc!

Than, desde que o Junior aprendeu a pedir o que a gente como eu dou. Salgadinho(coxinha, kibe essas coisas), pizza, bala, pirulito, bolo... Que eu lembre, o que ele ainda não comeu foi carne de porco e nunca tomou café. No mais, acho que já dei.

Já fui muito criticada por isso. E sabe o que dá vontade de falar: O filho é teu? Quem pariu foi vc? (desculpa a expressão agora)E se ele passar mal, quem vai 'sifu' é vc? 'Intão', enfia a lingua na boca e fica quieto!

Não sou o tipo de mãe controlador, que a criança não pode nada! Minha mãe tinha a mior frescura comigo, num brinca com isso, num come aquilo. Eu era cheia de 'ziquizira'. Passava mal à toa e vivia dando umas 'prebinha' rs

Vc só vai saber se faz mal se comer. É ou num é??

Eu num apedrejo não, amiga! 'Vamo' dar as mãos e ser feliz! O resto é consequência!

Quanto a assadura... O Junior AINDA num deu nenhuma assim que se diga "nossa, que puta assadura!", mas já deu. Um vez que ficou 'meio feinha', ai eu passei maisena.

Melhoras pra Anna!
Um beijo e um queijo! rs

Usei a conta do maridão ok? Bjs. disse...

Minha Querida, não acho que vc esteja errada na alimentação dela! Criança tem que comer de tudo, até besteiras!

Só que tem que caprichar mais nas frutas, verduras, legumes e saladas na alimentação da pequena, mesmo não sendo fã.

Essa do tomate é novidade para mim, novidade mesmo. Mas cada baby tem suas intolerâncias e alergias.

Essa creche te mete medo hein? kkk E como está o causo trabalho?

Dina

sou mãe, e agora??? disse...

Oi é a primeira vez que venho no seu blog, realmente é uma polêmica essa coisa de alimentação, por aqui tbm é meio assim, Ryan Caio já comeu de tudo. Dou besteiras sim, mas tbm dou legumes e verduras que por muitas vezes vão bem escondidinhas na comida, frutas já é meio dificil, só se for o suco. Agora, Ryan Caio sempre comeu tomate (molho caseiro), e nunca teve assaduras por isso, mas danoninho dizem, e eu digo dizem pois raramente dou a RC que causa assaduras e estomatite acho, e tbm pode ser outros fatores, pode ser uma alergia a fralda, ao lenço umedecido, minha sobrinha vivia em carne viva até minha irmã descobrir que era uma reação ao lenço umedecido que ela sempre usou, hoje em dia só pode usar turma da mônica ou johnson's (bumbum esperto o dela neh?)... bjks e melhoras ao bumbum da filhota!

Rafaela disse...

Imagina jogar pedras! As vezes erramos tentando acertar, o importante é mudar o percurso sempre que detectamos um erro!
Beijos e um ótimo início de semana!

Tatiane Garcia disse...

Than, as meninas aí em cima já falaram da Nistatina, em apresentação de creme ginecológico. Funciona viu...pq os cremes pra assadura de tratamento são a base de Nistatina. Sobre o tomate, a Pedi indicou que eu usasse nas sopinhas do bebê sim, mas sem pele e sem sementes...eu limpo bem, deixo oco, e descasco...ele não teve problemas com assaduras não...mas que a alimentação ajuda nesse processo isso ajuda!!!
Quanto a alimentação...meu...na boa, não te julgo! Quem sou eu? Comi alface com 29 anos!!!

Elza Carrara disse...

Quero começar dizendo que adoro a sua maneira sincera de escrever, parabéns pela sinceridade :)

Sobre a alimentação, ninguém tem que jogar pedras não,afinal cada mãe sabe aquilo que faz, rsrs
Para algumas coisas não existe certo e errado, existe aquilo que funciona na casa da gente!

Eu fiz e faço diferente, até 1 aninho meus filhos tomaram chá sem açucar e eles nunca fizeram cara feia, pois nunca tinham sentido o gosto do açucar. O doce eles recebiam das frutas.
Conforme vão crescendo eu vou liberando outras coisas, mas refrigerante por exemplo, Arthur aos 4 anos nem sabe o gosto, rsrs
Claro que outras pessoas vão dar essas coisas quando a gente não estiver perto, mas eles aprendem por exemplo também, então gostaria que eles pensassem que se em casa não tem é porque não deve ser bom,
estou sonhando? rsrs

Mas também não sou bitolada ao extremo, a minha infância foi com balas, doces e chocolates que eu ia buscar no bar da esquina com moedinhas, agora é a vez deles de também serem crianças.
Mas meu lado "mãe neurótica" sempre aparece para estragar a festa, hahaha
Bjs e um ótimo dia pra vcs

Lu do Deninho disse...

Olha Thania vc não esta sozinha, a Julia ta com 8 meses e ate brigadeiro ela já provou....
Ela come frutas todo dia, a papinha faço separada sem gordura e pouco sal, sempre com 3 legumes diferentes, mas chega na casa da vó com tias, madrinha e primas todas lá querem dar algo para ela comer, não ligo, mas imponho limites, experimentar tudo bem, mas não é dar muito, tb não sou neurotica não....meus pais me criaram assim e cresci numa boa saudavel e feliz !

bjuss

redirect