21/09/2012

Pronto Socorro. Levar ou não levar?

Antes de ser mãe, ouvia muito isso: "nunca leve seu filho ao PS, leve sempre no pediatra dele".
Anna nasceu, escolhemos um pediatra e até então, Anna sempre passa com ele, mas em consulta de rotina. NUNCA, eu disse nunca levei a Anna ao consultório dele como quem leva o filho num PS.
Nunca fui daquelas de ligar pro pediatra a cada febre da Anna. Aliás, liguei apenas 2 vezes. Uma por causa da febre da primeira vacina, aos 2 meses, e outra tb por causa de febre, mas sem motivo aparente. (depois descobrimos q era roseola).
Mesmo da segunda vez, qdo descobrimos a roseola, eu liguei pra ele, ele foi extremamente estúpido e me mandou levar no PS. No desespero, foi isso mesmo q eu fiz e faria de qlq jeito.
Me digam com sinceridade, de q adiantaria eu levar ela no consultório dele, se  ele teria q solicitar exame, essas coisas. Sim, pq acredito eu, na minha total ignorância, q não exista médico algum no universo q olhe pro ser humano e diagnostique sem exames. São médicos, não Deuses, q isso fique bem claro!

Daí todo mundo cai na mesma premissa: levar o filho num pronto socorro aumenta as chances dele pegar alguma virose.
Sim, aumenta. 
Ou não, é indiferente.
Caras amigas blogueiras (ou não), seus filhos estarão sujeitos à viroses em qlq lugar do planeta. Seja num PS ou num parque de diversões. Inevitável fugir disso, embora todas nós gostaríamos muito, né?

Eu não levanto bandeira de nada, mas sim, eu prefiro levar a Anna ao PS do q levá-la no pediatra dela.
Ok, pode ser pq eu nem goste tanto assim do médico da Anna, pode sim, mas na hora do desespero, eu não vou ter a calma de pegar o telefone, achar o número do celular dele, ligar, explicar o q ta acontecendo, essas coisas. Cato a Anna, enfio no carro e levo no PS q fica ha 3 minutos da minha casa e pronto. Lá ela é avaliada, medicada, cuidada. E querem saber mais? O pediatra dela nem se quer fica sabendo dessas coisas. Não vejo necessidade de falar tudo q acontece na vida da criança pro médico dela.
Se ele se recusa (sim, pq ele se recusa!) a atender a Anna 2 vezes no mês pq o plano de saúde não paga ele, ele não tem lá muito direito de saber das coisas q acontecem com ela.
Eu levo ela lá, ele mede, ouve coração, pesa, pergunta coisas rotineiras, beijos, marco daqui 2 meses doutor?, ok, fica com Deus.
É assim nossa consulta!

Não q eu ache q a criança não tem q ter um pediatra de confiança e q a conheça desde q nasceu, acho mega válido um médico ter esse histórico da criança, por isso levo a Anna no pediatra sempre, periódicamente, numa boa, só não acho bacana levá-la lá sempre q ela tem qlq coisinha! Muito menos ligar! Sei la, acho meio chato isso...
Não fazia isso na gravidez. Meu GO me via a cada pré natal e só. Qlq coisa q eu tinha, ia ao PS neonatal, era examinada, atendida, ouvia o coração da Anna e saía feliz e contente! Ele mal sabia dessas idas ao hospital!

Eu prefiro assim. Digo eu THANIA.
Não condeno, muito menos julgo quem faça.
Minha irmã mesmo é dessas q leva a filha no pediatra ao invés do PS.
Acho válido sim qdo há interação. No meu caso não há muita.
Não por causa do pediatra da Anna em questão. Eu até gosto dele, já indiquei, acho ele ótimo médico, porém não é muito amigo da mãe, sabem como?, só q EU não curto fazer isso, entendem!

Eu sei q sou mega condenada por isso.
Já levei a Anna ao PS por várias coisas. Umas mais sérias, outras nem tanto, confesso.
Mas sempre q meu coração pede, eu levo!
Qdo eu acho q tenho q levar, investigar, eu levo!
Se é bom pra ela, eu não sei.
Claro q eu sei dos riscos todos q se correm lá, mas como eu ja disse, riscos corremos em qlq lugar!

O PS do hospital q eu levo a Anna, e q é o mesmo hospital q ela nasceu, é ótimo!
É só infantil, tem brinquedos, é todo temático, fofo, o atendimento sempre foi muito rápido e eficaz. Tenho poucas reclamações pra fazer do hospital ou dos profissionais q lá trabalham. Por isso sempre achei mais comodo, mais fácil correr até lá!

O pediatra da Anna acompanha ela desde os 10 dias de vida dela.
Ele a conhece, tem o histórico todo dela, mas nem por isso me vi obrigada a relatar ou "obedecer" tudo q ele me diz.

Todas as introduções de alimentos, eu só dei qdo ele liberou, mas sempre dei coisas pra Anna experimentar sem ele saber, pq se ele soubesse, me criticaria.
Eu nunca pedi permissão pra dar nada pra Anna.
Sempre dei por minha conta....

Esse post não é, pelo amor de Deus, uma crítica ao pediatra da Anna ou à qlq outro, por favor. 
É apenas o meu ponto de vista sobre consultório X PS.

Acho q cada um faz com o filho, leva o filho, o q quiser...
O q achar melhor!

Beijos e ótimo fds! (com chuva! todos comemoram!!!! rs)




13 comentários:

Mamãe Roberta Soares disse...

Aqui para nós que dependemos de ônibus pra tudo ou táxi e é longe, levamos mais no pediatra que na emergência. Tive que trocar ele de pediatra 4 vezes devido troca de plano de saúde. Agora tenho dois casoum não tenha data vou no outro. Mas cada mãe faz o que acha melhor pro seu filho. Pra mim funciona bem assim. O Matheus tb teve roséola mas na emergência diagnostiram (fizeram exames) como bronquiolite e na pediatra no dia seguinte ela falou que era roséola. Um bjão.
Venha conhecer e seguir nosso blog:
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

Tati... disse...

Than....Graças a Deus eu tenho um ped. que atende meu telefonema as 3hs da manhã e se preciso manda que eu leve meu menino até lá nesse horário só pra ele fazer uma avaliação (Nunca precisei levá-lo de madrugada, mas a cada ligação ele atende meu filho no dia seguinte de manhã)....Aqui na minha cidade temos um PS bem precário (é aquele ditado: POR FORA BELA VIOLA POR DENTRO PÃO BOLORENTO)...não temos pediatras de plantão....e se eu levo meu menino até lá, se for sério, eles encaminhas para cidade vizinha, se não dão um dipirona e mandam voltar pra casa... Aliás...DIPIRONA por aqui cura TUDO...rsrsrsrs....saou COMPLETAMENTE a favor de mães que fazem como você, desde que, tenham um PS PREPARADO para atender emergências INFALNTIL....o que, infelizmente, não é meu caso!!!!=/

Thamara "a loca" rs disse...

Despertei tudo isso em vc? hehehehehe só pq mamae pegou a Fefe na creche e a levou correndo ao Pediatra....?rs
Eu não prefiro um ou outro...acho obrigação do pediatra atende-la em casos de urgencias, isso não se aplica depois das 17hs, sábados, domingos e feriados...nesses casos é PS mesmo. Tbm detesto telefonar pra ele, pois tbm acho ele um tanto quanto "grosso" ao telefone, mas pela pequena eu encaro....rs

Beijos

Diário de duas Princesas disse...

Concordo em tudo o que disse!
O Pediatra da Yasmin também não sabe tudo sobre ela não, quando acho que alguma coisa está errada corro no PAI que é só infantil e sempre fui muito bem tratada lá (inclusive as vezes até melhor do que no consultório).
Acho o pediatra da Yasmin um pouco nem aí, tanto que ele nunca viu a caderneta de vacina dela, nem sabe se as vacinas estão em dia ou não!

Mas cada um tem mesmo sua opinião né, eu sempre que precisar vou levar no PS sim!


Beijinhos

Patricia disse...

Than, concordo com vc. Eu também não sou muito adepta de ficar ligando para o Pediatra, a única coisa que faço é depois informá-lo que tive que levar ao PS, e ele reavalia a medicação indicada.
Ele mesmo diz que em caso de emergência é melhor levar direto ao PS que fará todos os exames necessários e caso ainda reste alguma dúvida, levar no dia seguinte caso ele esteja no consultório, o problema é que como vai ser consulta de encaixe ( pediatras bons e que ainda querem ser pediatras hoje em dia são escassos) logo o consultório só vive lotado.
Bem la no PS o Miguel já tem até ficha o que facilita e muito, e os médicos são quase sempre os mesmos nesses 1 ano e meio.
Bem é isso.

bjks mil

Aline disse...

existem pediatras de todos os tipos e competências....os mais experientes fazem dignóstico sim, sem qualquer exame, uma avaliação baseada em sintomas e sinais é que se faz um bom diagnótico. Por exemplo, uma infecção de ouvido, é só avaliar o ouvido, mais os sintomas e pronto!! Não precisa furar a criança à toa. Existem casos e casos. Mas um bom pediatra dá conta do recado na maioria das vezes.

Cláudia Leite disse...

Eu, se pudesse, ia só na pediatra mesmo. Mas não posso ficar me ausentando no trabalho durante o dia, então levo no PS mesmo, à noite.
Não tenho nem o celcular da pediatra...rsrs

bom final de semana!

sheR disse...

Aqui eu tinha a sorte de a medica dele atender na emergencia do plano, mas sinceramente pq é tao dificil encontrar um medico que agrade hj em dia?
Ja levei no ps e levo quase sempre nas emergencias, sei que a antiga medica dele q ta lá
bjO

Lili disse...

A Pediatra dos meus filhos é uma gracinha. Atende celular qualquer hora e até aos domingos e feriados. Tbm não sou de ficar ligando. Liguei uma vezes e mesmo assim pq o JR impolou todo com o remédio q ela passou pra gripe.
Qdo acontece de dar uma febre ou algo do tipo eu levo tbm no hospital, lá faz exames na hora, se for coisa grave já interna na hora. Se vai levar no pediatra ela não vai receitar nada sem exames (conforme vc falou).
Infelizmente eles estão sujeitos a pegar doenças e viroses em qualquer lugar. Sabemos q, no hospital o risco é bem maior mas, do q adianta levar na pediatra e não saber o diagnostico certo, não vai fazer exame!
Opiniões tem muita, o q vale é a saúde das crianças e um bom atendimento!!!
Visita meu blog.

disse...

Oi amiga,
Por aqui recorremos aos 2 pediatras que Dudu tem porque um deles inclusive atende a noite e sabado, e aqui a coisa é bem diferente pois as emergencias não são confiáveis... eu só levo o Dudu lá qdo acontece algo de madrugada ou quando o pediatra pede que eu leve para fazer exame de sangue e raio X. A situação da emergência aqui é tão absurda que demoramos o dia inteiro para conseguir atendimento (temos plano de saude) e já deram vários diagnosticos errados para o Dudu, inclusive receitaram N vezes antibioticos quando não foi necessário.
Então minha postura é ligar para um dos pediatras (escolho o que eu sei que atende no dia) e se mandar para a emergencia eu vou para que examinem o Dudu e quando saio de lá ligo novamente para o pediatra para saber se ele concorda com o que foi prescrito. É cansativo, mas é o que tem funcionado por aqui...afff!!!
Ótimo final de semana para vcs amiga!!!
Beijos!!!

Júlia Cristina disse...

Oi amiga...
(se nao comentar no meu blog nao venho mais aqui kkkkkkkkkkkkkk)

Amiga, eu levei no PS algumas vezes e me arrependi mtoooo... então agora só no pediatra. Ate porque ele me atende SEMPRE. ME acompanha desde os 10 dias de Amanda... e nao troco por medico algum ( ele vem nas festinhas das meninas)... somos alem de medico e paciente amigos... ele me conhece, sabe a mae que sou, me aguentou mtoooo com as neuroses da Amanda... e agora ri com a falta delas com a Alice.
Mas se vc nao tem essa relação com o pediatra da Anna... e se ela fosse menor... te diria pra procurar outro. Agora Anna precisara menos mas mesmo assim eu te digo pra procurar alguem que vc confie... que vc goste... Anna gosta dele???
As minhas quando digo que vão no pedi ficam faceiras.. Amanda chega contando da escolinha e tudo mais...
Adoro essa relação delas...
DETALHE.. tudo isso pelo SUS no postinho perto de casa.

Regina disse...

Eu concordo com vc nesse negocio de ps e consultorio,aqui temos convenio tbm ,mas so vou em consultorio quando é consulta mesmo,tbm nunca liguei pra medico,já que eles como vc disse não pode saber só olhando, imagine a gente so falando pelo telefone,acho bm melhor levar no ps que la faz todos exames,muito mais pratico na minha opinião,tbm obedeci o pediatra em questão de amamentaçao mas depois dei coisas tb pra ela experimentar que ela nem sabe srrsr não da pra levar tudo no pé da letra ne,respeito que não da isso e aquilo,não sou doida tbm de dar qulquer coisa,tudo tem seu limite,cada um cria seu filho do jeito que quer na minha opinião.

Lu do Deninho disse...

Than ficou lindo o blog, amei !!!!
Parabéns pelo lindo trabalho !

Eu sempre levei a Julia no consultorio do pediatra dela, mas quando precisei de um atendimento de urgencia, ele nunca podia atender a gente, não fazia encaixe, e queria medicar minha filha por telefone, sem ao menos ver a carinha dela....

Troquei por um pediatra que atende no PS e em caso de emergencia faz encaixe e nos atende quando realmente precismos.

Não sou contra ir ao PS, sou contra essas mães desesperadas que que por qualquer coisinha corre com o filho pra lá.....
Já vi mãe levando criança de dias pq tava chorando.....aff, ai não da né !!!

bjuss

redirect