12/03/2013

1 ano de escola e tudo de bom (e ruim) q veio junto!

O primeiro dia de aula da Anna Laura foi dia 12 de março de 2012, ou seja, há exato 1 ano!

Ha 1 ano minha bebê cresceu em definitivo e vai, toda prosa, pra escolinha!

Decidi fazer esse post pra lembrar essa data e pra tentar elencar os prós e os contras da vida escolar da Anna!

Confesso que os contras são bem poucos. 

Anna Laura em casa comigo era uma criança, com 15 dias de creche, se tornou outra! Mágica? Não. ESCOLA, socialização, aprendizado diferenciado...e por aí vai!
Mesmo algumas pessoas tendo torcido o nariz por eu ter colocado a Anna "tão cedo" na escola (as aspas é pq gente, 1 ano e 3 meses cedo, é brincadeira né...rs..enfim...rs), eu nunca achei essa minha atitude tão ruim assim, embora tenha sim sentido culpa inúmeras vezes, mas sempre soube, no fundo, q a escola era o melhor pra ela. 

Bom, a escolha da creche foi a melhor!
A creche da Anna é SENSACIONAL.
Não tenho uma vírgula do q reclamar, falar, mau dizer. Se eu fizesse isso estaria sendo a pessoa mais injusta do mundo!
As professoras do ano passado, no berçário, são meninas (sim meninas, pq né, a véiaca sou eu....rs) ímpares! Solícitas, carinhosas (com a Anna e com TODAS as crianças), amáveis!
A professora da Anna desse ano é fofa, embora pouco tenha falado com ela ainda, mas percebo pelos recadinhos na agenda o quão carinhosa e dedicada ela é. Sim, claro q eu a conheço! Mas nunca conversamos por muito tempo!
Mas não é necessário. Anna ADORA ela e pra mim isso é q importa! Esse é o termômetro da coisa toda!
Anna a vê, corre pra beijá-la e abraçá-la, preciso de mais prova de q ela trata MUITO bem a minha filha?
Claro que não!

A creche da Anna tem alguns diferenciais q eu acho peça chave pro sucesso mãe/filha/escola.
A atenção q eu tenho lá. Eu sou tratada como a Thania, e não como a mãe da Anna Laura ou uma mãe de um aluno! Não! Todos me chamam pelo nome, mesmo a creche tendo mais de 100 crianças! Todos os pais são chamados pelo nome!
As lembranças em datas comemorativas.
Todas as datinhas comemorativas, lá, não passam em branco!
Ano passado tivemos café da manhã no dia das mães, dos pais, dos avós.
Confraternizações, festinhas, eventos, presentes, cuidados.
(detalhe: TUDO DE GRAÇA, SEM EU TER Q DAR UM CENTAVO!!!)
E tudo sem precisar "puxar o saco".
Lá não há necessidade de puxação de saco!
A higiene do lugar! Impecável!
A estrutura. Ótima!
A comida...deliciosa. Anna AMA!
As atividades. Método Positivo. MARAVILHOSO!
As regras e rotina. Sou eternamente grata! (kkkkk)
Os cuidados com a criança. Anna vem todo dia CHEIROSA, limpa, penteada (como conseguem meu Deus???? rsrsrs), sem roupa suja!
Qdo usava fralda NUNCA veio com a fralda suja.
Nunca veio com xixi ou coco na calcinha!

Acho q não preciso reclamar né????

Anna se desenvolveu MUITO nesse 1 ano!
Aprendeu a soltar bem a língua, a associar as coisas, a pegar no lápis DIREITINHO com 1 ano e 5 meses, aprendeu a comer sozinha e faz isso desde 1 ano e 5 meses tb (detalhe, sem muita sujeira viu!), aprendeu a contar até 10 com desenvoltura, aprendeu algumas cores, aprendeu a cantar musiquinhas escolares (e a me ensinar a cantar junto...rs), aprendeu a ter uma rotina valiosa, aprendeu a deitar e dormir SOZINHA, sem estimulo, sem mamadeira, sem nada, na cama dela, do jeito dela, aprendeu brincadeiras q eu em casa com ela JAMAIS ensinaria, entre milhares de coisas q só a escola mesmo, no meu caso q não sou aquela mãe q ama de paixão sentar e pintar com a filha! Não sou, admito sem vergonha ou constrangimento algum!
E tudo q ela faz de pinturas, artes e afins, é na escola mesmo! E eu babo! Acho tudo lindo, até os papeis picados sem nexo, o carimbinho da mão e do pé, tudo isso eu acho fofo e lindo demais!


Claro q em TUDO na vida, há o contra! Há aquilo q nem sempre nos agrada!
O horário da creche não é flexível. Não por mim, q trabalho em casa, mas fico imaginando mães q trabalham em horário comercial...a saída é as 16:30. Ng sai do trabalho esse horário. Fato! O de entrada é 7:30 e eu percebo muita mãe e pai voando dali pro trabalho!
Lá tb não existe meio período!
Só a fase de adaptação q a criança sai as 11. Caso contrário, não há. TODAS tem q ficar das 7:30 as 17:00 (limite do hr de saída). Sem choro nem vela!
Por mim tudo bem, eu adoro, mas sei q muita mãe prefere, no começo da idade escolar, deixar menos horas na escola. Respeito!

Outra coisa q no começo foi BEEEEEM difícil conciliar aqui foram as doecinhas q só a escola nos traz...rs
Anna teve de tudo!
As febres e infecçoes aconteciam a cada 15 dias, as vezes menos. Tinha vez q ainda estávamos no antibiótico e ela já ficava ruim! 
Era desesperador e todo mundo me dizia q iria passar. Passou!
Esse ano a probabilidade de ser menor essas doencinhas é grande!
Claro q tosses e nariz escorrendo sempre existirão! rsrs
Mas Anna pegava viroses e coisinhas a mais toda semana! Jesus! Como foi barra! Cheguei em pensar em desistir da escola, claro! Mas q sem sentido! Ainda bem q nunca pratiquei isso...rs


Eu faço questão de levar a Anna todo dia.
Acho isso importante e nesse 1 ano de escola nunca deixei de levá-la e faltei em apenas 1 reunião de pais.
Participo de todos os eventos, festinhas.
Acho q isso é imprescindível nessa fase da criança!
E não é pq ela vai a escola, q eu não aproveito e curto a minha filha!
Acho até q depois da escola, aprendi a aproveitar ainda mais a Anna pq o tempo q temos juntas é unico e especial!
Nesse tempo sou eu e ela, sem facebook, sem celular, sem nada!
Tiro fotos dela e posto no face sim, mas raramente são fotos instantâneas...rs...eu tiro e posto dali 2 dias, qdo eu to sozinha! Sempre faço assim, justamente pq o nosso tempo é precioso!

Então vamos comemorar o primeiro ano da vidinha escolar da Anna!!!! :)

Beijos




primeiro dia de aula (12/03/2013)




NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR EM BRANCO O ANIVERSÁRIO DE UMA PESSOA Q A ANNA AMA MUITO, AS VEZES ACHO Q AMA MAIS DO Q EU ATÉ...RS

A TATACA, MADROCA, MADRINHA DA ANNA!
ANNA TEM LOUCURA POR ELA E AS SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS (FISICA E TEMPERAMENTO) SÃO ASSUSTADORAS!
ANNA MAIS PARECE FILHA DA MINHA IRMÃ DO Q MINHA...RS

TATACA, PARABENS PRA VC.....
ANNA LAURA TE AMA DEMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS!




7 comentários:

disse...

Adorei o post amiga!!!
Que bom que a escola da Anna seja essa maravilha, isso passa segurança e a garantia que a criança está bem... bom demais!
Mil beijos!!!

Thais disse...

Linda essa minha afilhada!!!
Aninha, a Tataca, Cacaca, Madroca te ama demais
Bjs

Rebeca disse...

Ai amiga, estou num dilema horrível sobre essa história de escola.
No momento não podemos pagar uma creche particular para o Rafael. A saída seria colocá-lo na UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil). Pelo que sei as UMEI´s de BH são referência em edcação infantil. Mas na prática eu sinceramente não sei como funciona (e SE funciona). Eu assumo um preconceito com escolas do estado. Não pelas escolas em sí, mas pelas experiências que eu tenho com os órgãos públicos da minha cidade. Sei que já está na hoira dele estudar, a fono já até recomendou. Fora os outros benefícios da socialização e tal. A creche da Anna é um sonho de consumo pra mim, mas não sei se é possível rsrsrs

Beijos

Júlia Cristina disse...

Que bom Thania... Eu ainda não posso fazer um post desse porque não vejo tantas coisas boas na creche.
Acredita??? Sim, minhas duas filhas vão pra creche, ADORAM, Alice se adaptou em 4 dias... e eu ainda tenho receio e não gosto!
Sim, vou me tratar kkkk
Bjo

Michely Avanti disse...

Than aqui tbém sofro com as doencinhas mas esse ano tudo está mais light!
Agora me conta..que creche é essa meu Deus? eu já vi fotos suas de lá e olha...nem parece pública!
TUDO que o Pedro faz na escola é cobrado. A escola é ótima...ele tem se desenvolvido bem mas até um pum dele lá não sai de graca! Acredita que todo mês eu preciso comprar presentes para os aniversariantes do tal mês? importa se for 10 ou 15 criancas? importa? não!!!!
invejinha branca da tua creche porque apesar de não ter procurado por aqui acho que vc tirou mesmo a sorte grande amiga.
Ano que vem ele vai pro pré pela idade e daí sim meus bolsos bateram palmas!

beijos. A Anna tá cada dia mais linda e simpática.

Angel disse...

Than...

Tô no dilema de colocar a Lulu...
Seria na mesma escola do Davi e como já é escola e não creche, seria por meio período...mas tenho que esperar até agosto, pois ela tem que ter dois anos completos...Confesso que estou com um pouco de pena de mandá-la pra escola...mas sei que infinitamente melhor pra ela estar em atividade do que ociosa em casa!

Bjs...

Marie disse...

Deu até invejinha de tá veinha e ñ ter bb pra acampar na porta pra ganhar uma vga! E viva a Anna nessa história toda!

redirect