07/01/2014

Crescendo sem querer...

Dai q até o dia 05/11/13 a Anna era o bebêzão da casa.
Tomava banho com auxílio, comia com auxílio, ia ao banheiro com auxílio...
Tudo q ela queria era prontamente atendido na hora!
Daí o Bernardo nasceu!
E o tempo dividido por dois, na mais lógica matemática, claro, fica menor.
E ela está tendo q amadurecer na marra, bem contra a pequena vontade dela.
As vezes, aliás muitas vezes, ela quer ir ao banheiro e por conta de eu estar amamentando o B, ela teve de aprender a subir e descer do vaso sozinha. Muitas vezes faz as necessidades no escuro pq claro, não alcança o interruptor de luz. E qdo termina corre até eu ou o pai e pede apenas pra q a limpemos.
Comer a mesma coisa.
Ainda antes do B nascer dava uma ajuda, mesmo q pouco, pra ela comer.
Agora não dá mais. Ou eu a ajudo ou eu como tb.
Então, coloco no prato dela e ela aprendeu a comer sem sujar, sem bagunçar, e raspar o prato! Sozinha. Antes ela fazia uma zona e eu tava lá pra amenizar e limpar tudo, mas agora ela percebeu q não da mais e tadinha, coopera.
Tomar banho tb. 
Claro q assim como as tarefas escritas acima, ela tem a nossa supervisão mesmo q de longe, com o banho tb acabou acontecendo a mesma coisa.
Eu tiro a roupa dela, qdo dá, senão ela mesma o faz, eu só abro o chuveiro e falo "pode entrar". Entrego na mão dela o sabonete e a esponja das princesas e ela aprendeu a se lavar. O cabelo ainda sou eu q faço, por isso lavar os cabelos não é mais uma tarefa diária.
Mas não é q ela aprendeu a se lavar direitinho?
Lava as partes, mãos, pescoço, pés e fica toda limpinha. Dou uma ultima checada mas quase nunca tenho q refazer o q ela fez, pq sério, ela faz certinho!
Os dentes ainda sou eu q escovo. Pq senão isso não dá! rs
Mas faço isso no momento do dia q dá. Não mais em horários pré determinados, pq nem isso rola mais. Dá uma brecha, escovo os dentes dela.
Qdo ela ta com sono é a mesma coisa.
Ela vai pra cama andando sozinha, como uma moça, antes faz seu xixi e tchau, boa noite!
E assim ela cresceu. E assim ela deixou de ser o meu bebê pra se tornar a mais velha.
Claro q contra a vontade dela, mas ela sabe q cresceu!

E não foi ontem q ela nasceu???????? 
Qdo foi q ela cresceu????
:(





4 comentários:

Dani Rabelo disse...

Fiquei com o coração apertado.... sei que é a ordem natural das coisas e que ela precisa passar por isso, que todo este amadurecimento é bom, é necessário, é vital para ela! Mas.... penso na minha Laura, com diferença de 1 semana para a sua Anna Laura e vejo que a minha é muito mais dependente, mais carente, mais nenê, embora não o seja!!! Mas ela não toma banho sozinha, nem come sozinha, nem faz nada sozinha....
A sua é muito mais esperta e eu fiquei com dor no coração pela minha e pela sua.

pode?

Tudo isso faz parte e é excelente para ela!!!
Fique orgulhosa, pq ela é muito capaz.

Um beijo enorme!

Amor desde infância disse...

que linda cresce rápido mesmo !! temos que curtir cada instante um bj!

Thaís Afonso disse...

Fiquei com coração apertado também. pra mim, que estou vendo de fora, está muito bruta toda essa mudança. Mas se ela segue bem, entao ok! as vezes percebemos que eles estão crescidos e são capazes, mas como mães corujas fazemos tudo pra e por eles. rs

Cláudia Leite disse...

Nossa, quanta independência ein Anna! Ás vezes penso no quanto isso fará bem à ela, outras ficamos com o coração apertado por vê-la crescer tão rápido. Acho melhor nos agarrar a questão dos benefícios da independência, para levar as coisas numa boa. Ela é uma princesa mesmo!!

redirect